ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Trabalhadores rurais prometem fechar BR se não forem atendidos pela Agraer

Luciana Brazil | 28/05/2013 15:02
Trabalhadores se reúnem em frente a sede da Fazenda Matão para pedir agilidade na entrega do PDA. (Foto:Divulgação)
Trabalhadores se reúnem em frente a sede da Fazenda Matão para pedir agilidade na entrega do PDA. (Foto:Divulgação)

Trabalhadores rurais do Assentamento Matão, em Bandeirantes, a 70 km de Campo Grande, protestaram, na manhã de hoje, contra a demora na conclusão do PDA (Programa de Desenvolvimento do Assentamento), emitido pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). Com cartazes e faixas, as 53 famílias do assentamento pedem rapidez na entrega do documento e prometem fechar BR-163, caso não sejam atendidos. Eles se reuniram em frente a sede da fazenda Matão.

Durante o protesto, técnicos da Agraer receberam os pedidos feitos pelos assentados e prometeram levar as reivindicações até os chefes da Agência de Desenvolvimento.

Segundo os trabalhadores, sem o PDA, que é uma exigência do Programa da Reforma Agrária, os assentados que receberam lotes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), em maio de 2011, não conseguem recebem recurso, apoio ou benefício.

Eles garantem que a Agência de Desenvolvimento ficou de entregar o PDA em agosto do ano passado, mas até agora os assentados não receberam a documentação. De acordo com os trabalhadores, se até a próxima terça feira a Agraer não entregar o PDA, novos protestos devem acontecer. Eles prometem organizar manifestações em Bandeirantes, na governadoria e, se não forem atendidos, planejam inclusive fechar a BR-163.

O presidente da Agriban (Associação dos Trabalhadores Rurais de Bandeirantes), Oduvaldo Alves da Silva, disse que o atraso na conclusão do PDA, por parte da Agraer, vem gerando no Projeto Matão, inúmeros e graves problemas econômicos e sociais.

“Fazem dois anos que recebemos os lotes. Nesse período cumprimos tudo o que foi exigido pelo Plano de Desenvolvimento do Assentamento. Mas infelizmente nada aconteceu até agora. Nem mesmo o crédito de instalação e inicial foram liberados aos beneficiários desse projeto de assentamento. Segundo informações do Incra, o motivo desse prejudicial atraso, seria a não conclusão do PDA por parte da Agraer. Por isso decidimos iniciar as manifestações”, disse Oduvaldo.

O vice-presidente da Associação de Trabalhadores, Vilson Ribas Vicente, informou que sem esse apoio inicial, muitos assentados passaram a enfrentar dificuldades diante dos projetos que envolvem os lotes. Alguns, por necessidade de sobrevivência, precisam abandonar os lotes e buscar trabalho nas cidades. Vilson afirma que a situação acaba prejudicando o trabalhador e o projeto do governo Federal que tenta, através da Reforma Agrária, dar ao trabalhador condições de se estabelecer no campo.

“Se não entregarem o PDA, buscaremos apoio junto aos órgãos competentes como MPE (Ministério Público Estadual), MPF (Ministério Público Federal), TCU (Tribunal de Contas da União), e o PROCON. Levaremos os problemas enfrentados por essa comunidade rural, aos órgãos de imprensa do Estado de Mato Grosso do Sul”, enfatizou o vice-presidente.

Nos siga no Google Notícias