Traficantes transportavam quase uma tonelada de maconha em 9 motos
Oito viajavam juntos por rodovia estadual, abandonaram as cargas e conseguiram fugir; outro que viajava sozinho foi preso

Quase uma tonelada de maconha foi apreendida na madrugada de hoje (16) por policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) sendo transportada em nove motos. O método de tráfico é considerado inusitado pelos policiais do departamento, acostumados com as mais variadas estratégias usadas pelos traficantes.
Oito motos viajavam juntas e foram apreendidas na região do Taji, na MS-386, entre os municípios de Ponta Porã e Aral Moreira, perto do território paraguaio. Cada moto levava de três a quatro fardos de drogas. Quando perceberam a presença dos policiais na estrada, as “mulas” – como são chamadas as pessoas recrutadas pelos narcotraficantes para transportar droga –, abandonaram as cargas e correram para o mato.
As motos, todas de origem estrangeira, seguiam juntas e com os faróis apagados. Nos fardos estavam 816 quilos de maconha e 123 quilos de skunk, a chamada “supermaconha”. O guincho do DOF precisou ser acionado para rebocar as motos com a droga até a sede do departamento em Dourados.
A nona motocicleta foi apreendida durante o deslocamento da equipe do DOF pela BR-463, já próximo a Dourados. O condutor, de 36 anos de idade, o único a ser preso, disse que foi contratado para levar os 50 quilos de maconha de Ponta Porã até Campo Grande. No total foram apreendidos 989 quilos de drogas.
O diretor do DOF, coronel PM Marcos Paulo Gimenez, considerou a ocorrência incomum, principalmente pelo frio que fazia na região durante a madrugada. “Eles tentam usar esse ambiente inóspito, com clima frio, para burlar a fiscalização”, afirmou.