ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Transportadoras fecham porto seco em Corumbá na próxima semana

Fechamento será por dois dias e manifestação é contra o atraso na liberação dos veículos de carga

Ana Paula Chuva | 11/03/2022 14:09
Agesa em Corumbá com quase 400 caminhões e carretas aguardando liberação. (Foto: Sindifisco Nacional MS)
Agesa em Corumbá com quase 400 caminhões e carretas aguardando liberação. (Foto: Sindifisco Nacional MS)

Nos dias 14 e 15 de março, segunda e terça-feira da semana que vem, as empresas de transporte rodoviário de cargas e de logística de Corumbá e Ladário, cidades a 428 km e 426 km de Campo Grande, respectivamente, fecham a entrada do porto seco da Receita Federal na região.

O fechamento é em protesto à demora no atraso para liberação dos veículos de carga, em razão da operação padrão dos auditores-fiscais da Receita Federal iniciada em 27 de dezembro de 2021, segundo o presidente da Setlog Pantanal, Lourival Júnior.

A operação foi iniciada, como uma das ações de protesto categoria pelo corte de 52% no orçamento da Receita para 2022 e ainda pela não regulamentação do pagamento do bônus de eficiência da categoria, acordada em 2016, pela falta de concurso público para o cargo desde 2014.

De acordo com Lourival, antes da operação, a liberação de uma carreta ou caminhão no canal vermelho da Agesa demorava no máximo 2 dias, mas agora, chega a 15 dias. “Os prejuízos são incalculáveis. As empresas de transporte de Corumbá e da região estão quebrando”, declarou o representante da categoria.

A Agesa, no porto seco, é o principal corredor rodoviário de comércio exterior do Brasil com a Bolívia. Por dia, deveriam passar pelo local aproximadamente 200 caminhões e carreta.

Fila nas aduanas - Até ontem (10), Mato Grosso do Sul contava com mais de 482 carretas e caminhões aguardando a liberação nas unidades alfandegárias da Receita Federal nas fronteiras com a Bolívia e o Paraguai.

Das três aduanas em que a operação padrão ocorre a maior fila era na Agesa, em Corumbá, onde estão 378 carretas no pátio e 24 fora, aguardando senhas.  A liberação no canal vermelho da alfândega – onde é feita a conferência dos documentos e das cargas, demora de 12 a 15 dias.

Já em Ponta Porã, aduana da fronteira com o Paraguai, o número de carretas e caminhões com cargas aguardando a liberação era de pelo menos 80. Na unidade a liberação que era feita em no máximo um período do dia, agora demora mais de 24 horas.

Em Mundo Novo, também na fronteira com o Paraguai, esta a única aduana do estado, que pelo pequeno volume de transporte de cargas, não registrava fila para o despacho aduaneiro.

Nos siga no Google Notícias