ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Operação padrão da Receita cria fila de 60 caminhões na fronteira com Paraguai

Segundo a Associação de Importadores e Exportadores, já há desabastecimento e dificuldade para contratar frete

Adriel Mattos | 12/01/2022 17:38
Auditores fiscais se reuniram com despachantes aduaneiros hoje. (Foto: Divulgação)
Auditores fiscais se reuniram com despachantes aduaneiros hoje. (Foto: Divulgação)

Cerca de 60 caminhões fazem fila em frente à unidade alfandegária de Ponta Porã, cidade do sudoeste do Estado na fronteira com o Paraguai, a 323 km da Capital. Eles aguardam liberação da Receita Federal, mas os auditores fazem operação padrão há 16 dias.

A fiscalização levava quatro horas, mas agora demora 24 horas. Na operação padrão, o servidor analisa detalhadamente os produtos e a respectiva documentação.

Nesta quarta-feira (12), auditores da Receita Federal estiveram reunidos pela segunda vez desde com despachantes aduaneiros. Eles pediram apoio e paciência aos profissionais. Os despachantes são os representantes de empresas encarregadas de acelerar os procedimentos burocráticos de exportação de importação.

Nesta semana, a Asimpexpp (Associação dos Importadores e Exportadores de Ponta Porã) manifestou preocupação com o prolongamento do movimento dos auditores, que já causa o desabastecimento de alguns produtos na região e dificuldades na contratação de fretes que tenham destino ou passem pela região.

“Estamos com uma dificuldade enorme de conseguir veículos, e os que carregam inflacionam o preço do frete, tendo um efeito cascata no qual o consumidor acaba pagando mais caro pelo produto. Fronteira vira última opção para as transportadoras”, declarou o presidente da entidade, Alexandre Reichardt de Souza

A operação padrão também está sendo realizada em Corumbá e Mundo Novo. A categoria protesta desde 27 de dezembro contra o corte de R$ 1,2 bilhão do orçamento da Receita Federal para 2022 e do não cumprimento de acordo pelo governo federal para pagamento de bônus de produtividade. O movimento não tem data para terminar.

Ainda em dezembro, auditores fiscais que ocupavam funções de chefia nas unidades da Receita no Estado e em todo o país entregaram os cargos, incluindo os delegados e adjuntos das aduanas de Corumbá, Ponta Porã, Mundo Novo e Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias