ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Três Lagoas amplia vacinação contra a dengue para 4 a 59 anos

Mudança temporária busca zerar estoque de doses próximas ao vencimento

Por Gustavo Bonotto | 23/04/2024 20:32
Três-lagoense recebe primeira dose do imunizante Qdenga em uma unidade básica. (Foto: Reprodução/SMS)
Três-lagoense recebe primeira dose do imunizante Qdenga em uma unidade básica. (Foto: Reprodução/SMS)

A Secretaria Municipal de Três Lagoas amplia, a partir desta quarta-feira (24), a vacinação contra a dengue para o público de 4 a 59 anos de idade. A iniciativa adotada de forma provisória busca zerar os estoques dos imunizantes doados diante do fim do prazo de uso.

De acordo com a administração do município, situado a 327 quilômetros de Campo Grande, cerca de 500 doses estão disponíveis para o público-alvo. A nova faixa etária estipulada segue o público especificado pelo fabricante da vacina.

A pasta garante que os vacinados nesta medida emergencial terão garantia da segunda dose quando novas remessas do imunizante forem enviadas pelo Ministério da Saúde.

"Importante destacar que a ampliação da faixa etária é uma oferta temporária, somente para as vacinas deste lote com vencimento próximo, enquanto elas estiverem disponíveis nas unidades básicas. Posteriormente, a campanha seguirá normalmente com a faixa etária inicial de 10 a 14 anos", finaliza a nota enviada à imprensa.

O imunizante Qdenga, desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma, está disponível em todas as unidades. Basta comparecer à sala de vacinação mais próxima com a carteira vacinal, das 7h às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Capital - Desde a última quinta-feira (18), Campo Grande também ampliou o público que pode receber a primeira dose da vacina contra a dengue. O imunizante, no entanto, está liberado para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

O Ministério da Saúde havia recomendado a ampliação do público da vacina diante do vencimento dos imunizantes em 30 de abril. Ou seja, cada município vai verificar seu estoque e definir a faixa etária, em caráter excepcional.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias