ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Tribunal descarta arquivar denúncia contra suspeitos pela morte de Leo Veras

Denúncia se refere a crimes de associação criminosa e porte de armas; assassinato não foi esclarecido

Helio de Freitas, de Dourados | 19/07/2021 10:16
Jornalista Leo Veras foi executado por pistoleiros em fevereiro de 2020 em Pedro Juan (Foto: Arquivo)
Jornalista Leo Veras foi executado por pistoleiros em fevereiro de 2020 em Pedro Juan (Foto: Arquivo)

O Tribunal de Apelação criminal do Paraguai descartou o arquivamento definitivo da denúncia por associação criminosa e porte ilegal de arma contra seis pessoas, presas ano passado em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã (MS), a 323 km de Campo Grande.

Os cinco homens e uma mulher são suspeitas de ligação na execução do jornalista Loureço Veras, o Leo, 54, ocorrido no dia 12 de fevereiro do ano passado na cidade fronteiriça.

Entretanto, a investigação sobre o assassinato ainda não foi concluída e o grupo permanece processado apenas por associação criminosa e por estar com as armas apreendidas alguns dias depois da morte.

Óscar Duarte, Marcos Aurélio Vernequez Santacruz, Cinthya Raquel Pereira Leite Luiz Fernando Leite, Sansão de Souza e Vinicius de Souza Cardoso recorreram à Justiça paraguaia pedindo o arquivamento das denúncias, o que os livraria de ligação com o assassinato. Entretanto, três magistrados ratificaram decisão de maio deste ano e mantiveram o andamento do processo.

Quatro pistolas apreendidas com o grupo – mesmo calibre da arma usada pelos pistoleiro que matou Leo Veras – foram apreendidas para serem submetidas à perícia, mas até agora não se sabe o resultado do exame.

A morte – Na noite de 1 de fevereiro do ano passado, quando o jornalista jantava com a esposa, os filhos e o sogro, três bandidos encapuzados invadiram a casa no bairro Jardim Aurora, e o mataram com 15 tiros de pistola 9 milímetros.

Editor e único repórter do site de notícias Porã News e colaborador de jornais de Mato Grosso do Sul, entre os quais o Campo Grande News, Leo tentou correr ao ver os bandidos chegando, mas foi perseguido e morto no quintal.

Para a polícia paraguaia, os supostos mandantes da execução foram Ederson Salinas Benítez, o Ryguasu, e Marcio Sanchez, o “Aguacate” – integrantes da estrutura criminosa liderada por Sergio de Arruda Quintiliano Neto, o Minotauro.

Nos siga no Google Notícias