ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Tropas do Exército chegam hoje em área de conflito e vão vigiar 4 cidades

Viviane Oliveira | 01/09/2015 10:22
DOF e Força Nacional já fazem segurança na área (Foto: Marcos Ermínio, enviado especial a Antônio João)
DOF e Força Nacional já fazem segurança na área (Foto: Marcos Ermínio, enviado especial a Antônio João)

Militares do Exército iniciam, às 12h desta terça-feira (1), a Operação Dourados, deflagrada em quatro cidades de Mato Grosso do Sul para evitar conflitos entre indígenas e proprietários rurais. A ação vai durar 30 dias e abrangerá as cidades de Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista e Ponta Porã, segundo o ministro da Defesa, Jacques Wagner.

A operação será executada pelo CMO (Comando Militar do Oeste), com o emprego de tropas que já estão na região do conflito.  Inicialmente, a mobilização contará com homens do Exército, porém se houver necessidade, o Ministério da Defesa, poderá empregar tropas da Marinha e da Aeronáutica.

A tropa Militar foi solicitada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), depois que fazendeiros ligados ao Sindicato Rural de Antônio João se uniram e conseguiram a posse de duas fazendas, das seis ocupadas pelos índios Guarani e Kaiowá desde o dia 22.

Durante o confronto, o indígena Kaiowá Guarani Semião Fernandes Vilhalva, 24 anos, foi morto a tiros próximo a um córrego na Fazenda Fronteira. “A Polícia Militar, com o apoio dos órgãos de segurança do Ministério da Justiça, já estão em algumas dessas áreas para a proteção dos envolvidos, porém, em razão do conflito e da grande quantidade de indígenas, proprietários e funcionários, o efetivo se mostra insuficiente”, relata o governador em ofício enviado à presidente Dilama Rousseff (PT).

Nos siga no Google Notícias