ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

TRT reconhece acúmulo de função de motorista que exercia papel de cobrador

Por unanimidade, desembargadores mantiveram decisão da 2ª Vara do Trabalho, que determinou pagamento de acréscimo salarial a motorista de ônibus em Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 13/08/2015 17:32

Desembargadores da 2ª Turma do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 24ª Região decidiram, por unanimidade, manter a decisão da 2ª Vara do Trabalho de Dourados determinando pagamento de acréscimo salarial de 20% a motorista de ônibus por acúmulo de função.

De acordo com a assessoria de imprensa do TRT, em janeiro de 2012 os motoristas de ônibus da empresa Medianeira, que detém a concessão de transporte coletivo urbano em Dourados, passaram a exercer a função de “motorista-operador”, fazendo o papel também de cobrador a bordo.

Conforme o argumento da empresa, com a instituição da "bilhetagem eletrônica", os passageiros começaram a adquirir previamente créditos em cartões para pagamento das passagens, tornando desnecessária a manutenção de cobradores nos ônibus.

Ainda segundo a Medianeira, os motoristas passaram a exercer essa função apenas para atendimento a um “resíduo mínimo de 2% de passageiros”. Em contrapartida, os “motoristas-operadores” passaram a receber R$ 100,00 a título de tíquete-alimentação, valor definido em acordo coletivo.

Entretanto, a alegação não convenceu a Justiça do Trabalho. “Compulsando os recibos de pagamento juntados na defesa, verifico que a contrapartida salarial, prevista nos acordos coletivos, não foi paga pela ré, de modo que se afigura escorreita a decisão da origem que estabeleceu um plus salarial como forma de compensação”, afirmou o relator do processo, desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior.

Seguindo o relator, os demais desembargadores da 2ª Turma do TRT mantiveram o entendimento do Juiz do Trabalho de Dourados, de que houve alteração contratual prejudicial aos “motoristas-operadores” com o acúmulo da função de cobrador, inclusive ao autor da ação. A empresa foi condenada a pagar acréscimo de 20% do salário mensal aos motoristas.

Nos siga no Google Notícias