ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Interior

UEMS recebe congresso de pesquisadores negros neste mês

Nyelder Rodrigues | 09/01/2017 23:17

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande - recebe entre os dias 23 e 28 deste mês a nona edição do Copene (Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as).

O evento, o maior do país sobre a temática racial, é organizado pelo Cepegre (Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia) da UEMS e pela ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as).

Para a coordenadora do Cepegre/UEMS, Maria José Alves de Jesus Cordeiro, o evento demonstra a força da universidade estadual no cenário dos debates sobre questões etnicorraciais em nível regional e global.

"O IX Copene tem como objetivo geral reunir pesquisadores negros para discutir, apresentar, ampliar e avaliar as ações e estratégias de combate ao racismo, às políticas públicas direcionadas à população negra brasileira e as produções científico-acadêmicas elaboradas nas últimas décadas", frisa Maria José.

Essa é a segunda vez que o evento é realizado em uma cidade do interior, tendo sido a primeira no ano de 2002, em São Carlos (SP). Também será a segunda vez que o mesmo é realizado na região Centro-Oeste. A primeira foi no ano de 2008, em Goiânia (GO).

O evento contará com a presença de pesquisadores de diversas universidades nacionais e internacionais, como Nilma Lino Gomes, ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, e Kabengele Munanga, professor da USP (Universidade de São Paulo).

Estudiosos latino-americanos completam o time de palestrantes, entre eles Carlos Alvarez (Universidade de San Martin, Argentina), Júlio Pereyra (Universidade da Republica, Uruguai) e Anny Oroco (Universidade de Salamanca, Argentina).

Pelo http://eventos.sistemas.uems.br/pagina/p/ixcopene é possível conseguir mais informações sobre os palestrantes, temas e inscrições para o evento em Dourados.

Nos siga no Google Notícias