ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Um ano depois, Tribunal de Justiça derruba lei municipal contra Uber

Lei foi aprovada e promulgada pela Câmara de Vereadores de Dourados, mas liminar do TJ já tinha barrado proibição

Helio de Freitas, de Dourados | 19/09/2018 12:05
Uber funciona em Dourados desde julho do ano passado (Foto: Arquivo)
Uber funciona em Dourados desde julho do ano passado (Foto: Arquivo)

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) enterrou de vez a lei aprovada pela Câmara de Vereadores proibindo o funcionamento do sistema de caronas pagas como a Uber em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Proposta pelo vereador Cido Medeiros (DEM), atual candidato a deputado federal, a proibição estava suspensa por liminar do próprio tribunal.

Nesta terça-feira (18), por unanimidade os desembargadores do órgão especial julgaram procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pelo Ministério Público Estadual contra a lei municipal nº 4.084, de 10 de fevereiro de 2017.

Aprovada em plenário em 2015 e promulgada pela presidente da Câmara Daniela Hall em fevereiro do ano passado após o Executivo engavetar o projeto por quase dois anos, a lei proibia o uso de carros particulares, cadastrados em aplicativos, para o transporte remunerado individual de pessoas.

A Câmara de Dourados prestou informações ao tribunal e pediu a total improcedência da ação, juntando aos autos cópia do processo legislativo referente à lei impugnada. Já o município de Dourados deixou de se manifestar.

Para o relator do processo, desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, ao proibir o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para transporte remunerado de pessoas, a lei municipal contraria a Constituição.

Reserva de mercado - “No aspecto formal está caracterizada a invasão da competência legislativa da União, prevista na Constituição Federal e na Constituição Estadual de MS. No aspecto material, ao impor reserva de mercado aos taxistas e instituir monopólio de transporte individual privado de passageiros, a lei violou o princípio constitucional da livre iniciativa e da livre concorrência”, afirmou Claudionor Abss Duarte.

Na época, Cido Medeiros afirmou ter apresentado o projeto a pedido dos taxistas douradenses. Atualmente a Uber funciona normalmente em Dourados, com a concorrência de outros aplicativos, como Urban.

Conforme o desembargador, no transporte individual privado, prestado por motorista vinculado a aplicativos, o serviço rege-se pela autonomia da vontade e o motorista pode ou não aceitar a corrida, enquanto no transporte individual público, como é o caso dos táxis, o serviço é aberto à população, de atendimento obrigatório.

No entender do relator, o município não possui autorização para legislar sobre serviços de transporte privado individual por ausência de competência constitucional, tornando claro que a lei douradense invadiu a esfera de competência da União.

Nos siga no Google Notícias