ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Após proibição, Câmara vota no dia 19 projeto que legaliza carona paga

Presidente da Câmara disse que projeto será protocolado amanhã

Helio de Freitas, de Dourados | 13/06/2017 11:15
Aplicativos já estão cadastrando motoristas e motociclistas em Dourados (Foto: Helio de Freitas)
Aplicativos já estão cadastrando motoristas e motociclistas em Dourados (Foto: Helio de Freitas)

Após a polêmica criada em fevereiro com a promulgação de uma lei proibindo o serviço de carona paga, como a Uber – derrubada neste mês pelo Tribunal de Justiça – o município de Dourados começa nesta semana a discutir a regulamentação do serviço.

A presidente da Câmara de Vereadores, Daniela Hall (PSD), informou ao Campo Grande News que protocola amanhã (14) o projeto elaborado após uma audiência pública, realizada no dia 30 de março.

“Nossa intenção é colocar em primeira votação já na sessão ordinária do dia 19 [próxima segunda-feira]. O projeto terá de ser aprovado em duas votações para ser encaminhado à sanção da prefeita”, informou Daniela Hall.

Sem limite – A presidente do Legislativo afirmou que a proposta não vai criar limite para o número de concessões. “Nossa ideia é deixar livre, para estimular a concorrência e garantir preço baixo para a população”.

Entre as regras que serão incluídas no projeto está a cobrança de ISS (Imposto Sobre Serviços) dos motoristas e motociclistas. A taxa será definida pela prefeitura, que vai regulamentar o serviço e fazer a fiscalização através da Agência de Trânsito.

Os condutores também vão precisar ter carteira de habilitação como motorista profissional e apresentar certidão negativa de antecedentes criminais – exigência que já é feita dos mototaxistas.

Dois aplicativos já podem ser baixados nas lojas virtuais dos sistemas Android e IOS, tanto por usuários quanto por pessoas interessadas em trabalhar com o novo modelo.

O K-Rona Gold, concorrente direto da Uber, é semelhante ao aplicativo que se tornou conhecido em todo o mundo, mas, além de permitir o transporte de pessoas por motoristas particulares, tem o diferencial de poder ser usado também por taxistas.

Também já está funcionando em Dourados o K-Moto, voltado para mototaxistas, motoboys e moto-entregadores.

Nos siga no Google Notícias