ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Uso de tecnologia amplia serviços de saúde em cidade de 11 mil habitantes

Projeto adotado em Batayporã foi destaque no Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes, na Capital

Por Helio de Freitas, de Dourados | 22/03/2024 10:39
Profissional de saúde utiliza sistema em atendimento a pacientes de Batayporã (Foto: Divulgação)
Profissional de saúde utiliza sistema em atendimento a pacientes de Batayporã (Foto: Divulgação)

O uso da tecnologia para melhorar a gestão e ampliar os serviços de saúde pública, adotado no município de Batayporã, recebeu destaque no II Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, que começou ontem (21) e termina nesta sexta-feira, em Campo Grande. Com 11 mil habitantes, a cidade fica a 310 km da Capital, perto do Rio Paraná.

No primeiro dia do congresso, a Secretaria Municipal de Saúde foi uma das painelistas do evento, promovido pela Rede Cidade Digital com apoio da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e da Prefeitura da Capital. O prefeito Germino Roz (PSDB) falou sobre a experiência da pasta em agregar soluções tecnológicas na gestão da saúde.

Segundo ele, a informatização do serviço já trouxe resultados práticos na rotina dos trabalhadores de saúde e dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). “Tudo só faz sentido se mudar a vida das pessoas para melhor”, afirmou Germino.

Segundo o prefeito, antes, os procedimentos da atenção primária não eram contabilizados, o que levava o município a receber avaliação ruim do Ministério da Saúde, impactando de forma negativa na captação de recursos e na motivação da equipe.

Para mudar essa realidade, a prefeitura investiu em ações para reestruturar o banco de dados da Secretaria de Saúde visando integrar informações administrativas quanto de atendimento aos pacientes.

“A partir do momento em que regularizamos esses cadastros através da informatização, passamos a ter conexão efetiva com o E-SUS e com o E-Saúde, sistemas utilizados pelo Governo Federal, e os resultados começaram a aparecer”, afirmou o Germino Roz.

Em Batayporã, os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias usam tablets comprados pela prefeitura para substituir a antiga prancheta para preenchimento manual dos dados.

Segundo a prefeitura, as medidas impactaram de forma imediata no desempenho da atenção primária à saúde, avaliado pelo “Previne Brasil”. Em quatro meses, a nota de Batayporã passou de 6.03 para 7.16, aumento de 18,74% que levou o município da 48ª posição entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul para a 20ª colocação.

Entretanto, essa posição melhorou ainda mais nos meses seguintes e atualmente Batayporã alcançou nota 7.92 e se tornou a segunda de MS com melhor desempenho na atenção primária.

Prefeito Germino Roz, de Batayporã, fala durante congresso na sede da Assomasul (Foto: Edson Ribeiro)
Prefeito Germino Roz, de Batayporã, fala durante congresso na sede da Assomasul (Foto: Edson Ribeiro)

Prefeito Inovador – O lançamento da Plataforma Saúde Mais, disponibilizada por meio de link no site da prefeitura, rendeu a Germino Roz o prêmio de “Prefeito Inovador”.

Conforme a prefeitura, a plataforma disponibiliza serviços aos usuários do SUS e permite acesso com atualização diária dos atendimentos oferecidos pela Rede Municipal de Saúde, como atendimentos nas equipes de saúde da família, laboratório municipal, transporte de pacientes e atendimentos da farmácia municipal.

O município também foi destaque na palestra “Previne Brasil: Case de Sucesso de Batayporã”, ministrada pelo diretor técnico da empresa Gênesis Tecnologia e Inovação, Eric Galassi.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas  redes sociais.

Nos siga no Google Notícias