ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 24º

Interior

"Vale dos Dinossauros", Nioaque celebra 175 anos com almoço festivo

Cidade está localizada a 184 quilômetros de Campo Grande e possui 13.220 habitantes

Por Clara Farias | 08/04/2024 08:41
Letreiro do Município de Nioaque, no sudoeste do Estado (Foto: Divulgação)
Letreiro do Município de Nioaque, no sudoeste do Estado (Foto: Divulgação)

O município de Nioaque comemora, nesta segunda-feira (8), 175 anos de fundação. A cidade é conhecida como o "Vale dos Dinossauros" e está a 184 quilômetros de Campo Grande. Conforme o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Nioaque possui 13.220 habitantes.

Os registros históricos do município se iniciam em 1847, com a expedição do sertanista Joaquim Francisco Lopes que buscava encontrar uma rota fluvial que ligasse Mato Grosso ao Paraná. Durante esta viagem, a expedição chegou até o encontro dos rios Nioaque e Urumbeva.

A cidade teve seu desenvolvimento parado em 1865, quando foi invadida pelos paraguaios que ficaram no poder até agosto de 1866. O povoado se tornou distrito após o término dos conflitos e foi elevado à categoria de município em 1953.

Para celebrar o aniversário de Nioaque, a programação é de entrega de obras, inauguração de etapa de pavimentação, entrega de ambulâncias e reformas prediais, na sede da colônia Conceição. Após as entregas, haverá um almoço festivo. De acordo com a página da prefeitura, o evento contará com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias