ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Vendaval com poeira assusta, mas chuva chega fraca em Dourados

Fenômeno climático chamou a atenção de moradores; apesar do susto com a ventania, não há registro de danos

Por Bruna Marques e Helio de Freitas, de Dourados | 30/09/2025 15:54


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um fenômeno climático marcou a tarde de terça-feira em Ponta Porã, cidade localizada na fronteira com o Paraguai. Ventos intensos levantaram uma nuvem de poeira que encobriu o céu e reduziu a visibilidade, sendo seguida por uma chuva fraca que trouxe alívio ao calor. O Instituto Nacional de Meteorologia prevê temperaturas entre 18°C e 29°C para a região, com tempo encoberto. Alertas de tempestades foram emitidos para outras 69 cidades de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de rajadas de vento de até 60 km/h e acumulados de chuva de 50 milímetros em 24 horas.

A tarde desta terça-feira (30) foi marcada por um fenômeno climático em Dourados, a 251 quilômetros de Campo Grande. Um vento intenso levantou uma nuvem de poeira que rapidamente tomou conta da cidade, reduzindo a visibilidade e deixando o céu encoberto.

O vendaval durou apenas o período em que a poeira se espalhou, mas chamou a atenção dos moradores, que registraram a cena em vídeos e fotos. Logo depois, a chuva chegou fraca, trazendo alívio para o calor e a secura que predominavam nos últimos dias. De acordo com o Guia Clima da Embrapa, foram registrados 1,2 milímetros de chuva na cidade.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão para Dourados nesta terça-feira indica temperaturas variando entre 18 °C e 33 °C, com predomínio de céu nublado e possibilidade de trovoadas isoladas ao longo do dia. Os ventos podem atingir cerca de 20 km/h, mantendo a sensação de instabilidade.

Já em outras regiões de Mato Grosso do Sul, os alertas são de chuva intensa e tempestades. Municípios do sul e centro do estado, como Amambai, Naviraí, Maracaju, Caarapó, Ponta Porã e Campo Grande, podem enfrentar pancadas fortes, acompanhadas de rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h e queda de granizo.

Em 69 cidades, entre elas Corumbá, Coxim, Bataguassu, Aquidauana, Bela Vista, Nova Andradina, Sonora, Chapadão do Sul e Costa Rica, o Inmet renovou avisos para acumulados de chuva que podem atingir até 50 milímetros em 24 horas, com risco de transtornos pontuais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.