ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Vereadores afastados por corrupção depõem na próxima terça

Afastados em fevereiro, cinco legisladores enfrentam processo de cassação e são réus na ação penal da Operação Atenas

Helio de Freitas, de Dourados | 11/03/2015 10:17

Os cinco vereadores afastados no início de fevereiro, quatro meses após serem denunciados pelo Ministério Público por envolvimento no esquema de corrupção desvendado pela Operação Atenas, serão ouvidos na próxima terça-feira, dia 17, na Câmara de Naviraí, a 366 km de Campo Grande.

Moacir Aparecido de Andrade, Jaime Dutra (PT), José Odair Gallo (PDT), José Roberto Alves (PMDB) e Mário Gomes (PTdoB) são citados nas conversas gravadas pela Polícia Federal e segundo a denúncia do Ministério Público eles se beneficiaram do esquema comandado pelo ex-presidente da Câmara, Cícero dos Santos, cassado no dia 12 de janeiro.

Antonio Carlos Klein, presidente da Comissão Processante instalada no dia 27 passado para julgar os vereadores por quebra de decoro, informou hoje ao Campo Grande News que os cinco afastados já foram intimados sobre a data dos depoimentos e já arrolaram as testemunhas de defesa – 45 no total – que serão ouvidas pela comissão nos dias 24 e 25 deste mês.

“Já solicitamos ao Poder Judiciário a autorização para que os depoimentos tanto das testemunhas quanto dos vereadores ocorram nas dependências da Câmara, uma vez que ao determinar o afastamento o juiz também os proibiu se se aproximarem da sede do Legislativo”, afirmou Klein.

O presidente da Comissão Processante disse que a ação terá celeridade, mas vai respeitar todos os prazos previstos em lei. A intenção é concluir o processo até 30 de março, para que a sessão de julgamento ocorra no início de abril.

Outra comissão – O vereador Gean Carlos Volpato (PMDB), afastado em novembro também por ser réu da Operação Atenas e que deveria ter sido julgado no dia 27 de fevereiro, é alvo de outra Comissão Processante, instalada ontem pela presidência da Câmara após o suplente Deoclécio Ricardo Zeni (PSDB) apresentar na sessão de segunda-feira a denúncia contra ele por quebra de decoro.

Volpato não foi julgado no dia 27 porque sua defesa conseguiu uma liminar da Justiça determinando que o depoimento do prefeito Léo Matos fosse ouvido pela comissão como testemunha de defesa. A Comissão Processante já tinha solicitado o depoimento, mas Léo estava viajando na época.

No dia da sessão, quando foram julgados e cassados os vereadores Elias Alves e Vanderlei Chagas, o juiz Eduardo Magrinelli Junior concedeu liminar determinando que o julgamento de Gean só ocorresse após o depoimento da testemunha, que só aconteceu na terça-feira passada. Entretanto, o prazo de 90 dias da comissão terminou na sexta, dia 6, e não houve tempo hábil para as alegações finais e realização da sessão de julgamento.

Cassações e renúncias – Além de Cícero dos Santos, outros quatro vereadores já foram cassados por envolvimento no esquema de corrupção. Adriano José Silvério e Carlos Alberto Sanches, o Carlão, foram cassados em janeiro. Solange Melo tinha renunciado em novembro, quando ainda estava presa, e Marcus Douglas Miranda renunciou há dois meses.

Elias Alves e Vanderlei Chagas foram cassados no dia 27 de janeiro. Com os cinco afastados no mês passado, todos os 13 vereadores eleitos em Naviraí em 2012 estão fora dos cargos como resultado da Operação Atenas.

José Odair Gallo é outro vereador afastado em fevereiro a enfrentar processo de cassação (Foto: Arquivo)
José Odair Gallo é outro vereador afastado em fevereiro a enfrentar processo de cassação (Foto: Arquivo)
Moacir Aparecido de Andrade, que presidiu a Câmara após a prisão de Cícero dos Santos, é um dos cinco que depõem dia 17 (Foto: Arquivo)
Moacir Aparecido de Andrade, que presidiu a Câmara após a prisão de Cícero dos Santos, é um dos cinco que depõem dia 17 (Foto: Arquivo)
Nos siga no Google Notícias