ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Vítima da covid-19, Maria Benetti passou os últimos dias sob os cuidados da neta

A idosa de 78 anos morava em Três Lagoas, mas morreu em São Paulo; ela deixa 5 filhos, 11 netos e cinco bisnetos

Maressa Mendonça e Izabela Sanchez | 27/05/2020 15:10
Maria Edna Benetti Pereira, de 78 anos, é a 18ª vítima do covid-19 em MS (Foto: Arquivo Pessoal)
Maria Edna Benetti Pereira, de 78 anos, é a 18ª vítima do covid-19 em MS (Foto: Arquivo Pessoal)

As lembranças que ficaram para os 5 filhos, 10 netos e 5 bisnetos de Maria Edna Benetti Pereira, de 78 anos, são de uma mulher forte, independente, conselheira e com as unhas sempre pintadas de vermelho. A 18ª vítima do coronavírus em Mato Grosso do Sul passou o último mês internada no Hospital das Clínicas em São Paulo, sob os cuidados da neta médica, mas não resistiu e morreu na último domingo (24).

Mireilly de Souza Queiroz, de 39 anos, a primeira neta da dona Maria Edna conversou com a reportagem do Campo Grande News e detalhou como foram os últimos meses da avó. Enfermeira emergencista, ela chegou a socorrer a idosa que tinha enfisema pulmonar e começou a passar mal em abril.

A idosa foi internada no hospital de Três Lagoas, onde morava. Ela foi entubada no dia 17 de abril e após uma semana de internação os parentes optaram por continuar o tratamento em unidade de São Paulo, onde uma das netas atua como médica.

Maria Edna Benetti ao lado da 1ª neta, Mireilly Queiroz (Foto: Arquivo Pessoal)
Maria Edna Benetti ao lado da 1ª neta, Mireilly Queiroz (Foto: Arquivo Pessoal)

Dona Maria Edna passou por três testes para detectação do coronavírus antes de viajar e nenhum deles atestou a doença. Ela chegou em São Paulo  no dia 27 de abril por meio de um táxi aéreo. Logo após esse período, ela passou por tratamentos para tratar pneumonia, inflamação na vesícula e chegou passar por cirurgia para melhorar o funcionamento dos rins.

No Dia das Mães, a idosa já respirava sem o auxílio de aparelhos e da UTI do hospital chegou a gravar vídeo combinando com a família a data do retorno, mas não deu tempo. Na quinta-feira ela e outros pacientes passaram por novos testes para detectar a presença do covid-19 e desta vez o resultado foi positivo.

“Para nós foi um balde de água de gelo. A gente apostava nessa melhora significativa e aí veio o covid. Foi avassalador”, lembra Mireilly. Dona Maria Edna apresentou um quadro de insuficiência respiratória e teve de ser entubada novamente.  “Infelizmente isso não deu para vencer”, lamenta a neta.

A idosa morreu no domingo (24), no dia da folga da neta médica que a cuidava. O corpo foi trazido para Três Lagoas e enterrado na segunda-feira (25), sem velório e sem a presença dos parentes. “É uma coisa indescritível. Não tenho palavras para dizer para você o sentimento de tristeza para a família inteira ter que enfrentar isso. É avassalador”, declarou Mireilly.

Maria Edna nasceu em Três Lagoas e foi lá onde casou e criou os cinco filhos. Alguns netos e bisnetos ainda moram na cidade. “É uma família bem grande e ela era a matriarca. Todos os que tinham que tomar alguma decisão importante, os filhos, os netos e até os bisnetos sempre iam atrás dela”, lembra a neta.

Nos siga no Google Notícias