A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 20 de Julho de 2018

19/06/2009 11:59

Inverno começa domingo; MS pode ter frio abaixo de 0ºC

Redação

Oficialmente o inverno terá início à 01h45 deste domingo, dia 21 de junho e alguns municípios de Mato Grosso do Sul podem registrar temperaturas abaixo de 0ºC, segundo a meteorologia.

São cidades localizadas em lugares altos do Estado, como Ponta Porã, Maracaju, Rio Brilhante, Amambaí, Dourados e Sidrolândia.

Deve haver queda acentuada de temperatura na primeira quinzena de julho (do dia 1 ao dia 20), quando as mínimas ficarão abaixo de 5ºC chegando a 1ºC em Campo Grande.

A tendência para este período também é de ar mais seco, mas a passagem de frentes frias mais intensas pode provocar chuvas no centro Sul do Estado. O meteorologista da Anhanguera-Uniderp, Natálio Abraão, afirma que após a passagem destas frentes a massa de ar frio "pode provocar geadas em locais serranos". Já neste outono ocorreu geada fraca, moderada e forte em vários municípios ao Sul.

Neoveiros e nevoas úmidas também são previstos para o inverno, em função das inversões térmicas. A umidade relativa do ar tende a ficar alta durante a manhã e baixa no período da tarde.

O meteorologista observa, ainda, que o ar seco e o vento fraco favorecem a formação da bruma - substâncias sólidas suspensas na atmosfera, tais como poeira, nevoa - seca e fumaça - poluindo o ar.

Natálio alerta de que junho a agosto os riscos de queimadas se intensificam, especialmente na região do Pantanal.

As chuvas só devem voltar em setembro, desta vez se antecipando, mas isso dependerá de como se comportarão os fenômenos conhecidos como El Nino e La Nina.

Durante o inverno pode chover de 10% a 15% acima da média nos municípios da região Leste e Sudeste de Mato Grosso do Sul, envolvendo Batayporã, o Vale do Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Angélica, Taquarussu, Jateí, Douradina e Anaurilândia.

A partir do começo de agosto as temperaturas vão subir e tendem a ficar até dois graus acima das medias máximas, podendo chegar aos 36ºC já em agosto.

ANP descarta periodicidade mínima para reajuste de combustíveis
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) não adotará medida estabelecendo periodicidade mínima para os reajustes de preço ...
Resolução aprova projeto de curso técnico de hospedagem na rede estadual
Resolução publicada nesta quinta-feira (19) no DOE (Diário Oficial do Estado) aprova o projeto pedagógico do curso técnico em hospedagem na modalidad...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions