A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

14/06/2011 18:13

Inverno começa na próxima terça-feira, mas o frio já antecipou a estação

Viviane Oliveira
Na maior parte do País, a chuva fica próxima dos valores médio históricos, o que é bem pouco. (Foto: João Garrigó)Na maior parte do País, a chuva fica próxima dos valores médio históricos, o que é bem pouco. (Foto: João Garrigó)

O inverno começa no dia 21 de junho, às 13h16, mas o frio já antecipou a estação segundo a Climatempo. Desde o começo de maio, as frentes frias, como massa polares, já têm atingido o centro-sul do Brasil. O Outono é a estação de transição entre o verão e o inverno, por isso é normal ocorrer dia muito quente no começo da estação e muito frio no final.

Conforme o Climatempo, os modelos estatísticos e dinâmicos de clima indicam que nos próximos meses não teremos a influência do fenômeno La Niña. A temperatura da superfície do mar continua dentro do normal no período de neutralidade até o fim do ano.

No mês de julho, seis sistemas frontais atuam no Brasil, um a menos que a média climatológica. Destaque para a atuação de uma frente fria, no início da segunda quinzena do mês.

O mês inicia com temperaturas elevadas em grande parte do País, mas as massas de ar frio proporcionam queda acentuada de temperatura em várias localidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Durante o mês de agosto, a atuação de massas de ar frio proporciona declínio acentuado de temperatura na Região Sul, com geada. Na maior parte do País, a chuva fica próxima dos valores médio históricos, o que é bem pouco. A situação de estiagem proporciona aumento do número de focos de queimada.

Seis frentes frias atuam em agosto e tem rápido deslocamento, com fraca intensidade. Agosto deve ser, de forma geral, menos frio do que o mês de julho, de acordo com o Climatempo.

O mês de Setembro deve ser marcado por altas temperaturas no Centro-oeste. A chuva fica abaixo da média história em grande parte do Sul do País, com exceção do Paraná, onde deve chover por causa da passagem de frente fria.

Centro-Oeste - No Centro-Oeste chove pouco em Julho, mas a passagem de pelo menos duas frentes frias provoca chuvas em Mato Grosso do Sul. As massas polares que acompanham as frentes frias são fortes, e há previsão de formação de geada no sul da Região. Os dias mais frios ocorrem na segunda e na última semana do mês.

No mês de agosto não vai chover na maior parte do Estado. Em setembro a previsão é de chuva normal há um pouco acima da média. A temperatura fica acima da média em todas as áreas, e a expectativa é de calor.

Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...
UFGD oferece vagas em 36 cursos de graduação pelo Sisu
A UFGD (Universidade da Grande Dourados) está ofertando 944 vagas em 36 cursos de graduação para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions