ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Inverno deve ser menos frio e mais úmido em MS, mostra prognóstico

Nicholas Vasconcelos | 19/06/2012 16:32

Temperaturas mais baixas devem ser registradas na primeira quinzena de julho

Árvore seca que simboliza a estação fria. Neste ano, a estiagem não deve ser tão severa. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Árvore seca que simboliza a estação fria. Neste ano, a estiagem não deve ser tão severa. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O Inverno começa nesta quarta-feira (20) às 19h no horário de Mato Grosso do Sul e promete ser menos frio e mais úmido, sem logos períodos de estiagem. As temperaturas mais baixas devem ocorrer na primeira quinzena de julho.

De acordo com a estação meteorológica da Anhanguera/Uniderp, nos dois meses seguintes, as temperaturas se elevam.

“Teremos temperaturas na casa dos 8°C em Campo Grande e 5°C na região Sul do Estado no início do inverno, mas abaixo dos índices do ano passado”, esclarece o meteorologista Natálio Abrahão.

A previsão é de que este Inverno seja mais chuvoso do que os anteriores por conta da distribuição da umidade pela região Centro-Oeste, com períodos de estiagem de no máximo 15 dias.

Frentes frias devem provocar quedas da temperatura na região centro-sul de MS, que compreende Campo Grande, Maracaju, Amambai e Ponta Porã. Essas regiões também devem registrar o aparecimento de neblina quando a umidade passar dos 80%.

Nos meses de agosto e setembro as temperaturas se elevam, com mínimas na casa dos 10°C e máxima que podem passar dos 30°C em todas as regiões, inclusive à noite.

“Este é um sinal claro das ação do efeito estufa, onde as temperaturas não sofrem fortes quedas depois que o Sol se põe, principalmente no Sul onde as temperaturas devem ficar em até 35°C no Sul e Oeste.”, frisa Natálio.

Agricultura- De acordo com Natálio, as temperaturas elevadas no período noturno afetam as culturas do milho e do algodão.

Para a pecuária, o prognostico é de oferta de pasto por conta das chuvas intercaladas.

No mês de setembro deve haver presença de névoa quando a umidade ficar abaixo dos 35%, em especial no centro-norte do Estado.

O agrometeorologista da Embrapa Agropecuária Oeste, Cláudio Lazarotto, este não deve ser um inverno de alertas para o produtor rural de Mato Grosso do Sul. "Este deve ser um inverno tranquilo para a agricultura, sem grandes surpresas para o produtor", afirma.

Nos siga no Google Notícias