ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Jacaré morre depois de lagoa secar no Parque dos Poderes

Redação | 07/08/2009 18:37

Conhecido morador do Parque dos Poderes, o jacaré que vivia em área que hoje pertence a uma construtora morreu sem que ninguém percebesse.

A lagoa onde ele vivia praticamente secou. A carcaça do animal ainda está na área, junto de lixo acumulado e embalagens plásticas, espalhadas onde antes havia água.

De acordo com o funcionário da empresa à qual pertence a área, Sebastião Alves, de 52 anos, não se sabe como o jacaré apareceu na lagoa.

Ele diz que o animal vivia 'escondido pelos matos'. "Quando soubemos que ele tinha morrido, já tinha só a carcaça", explica.

Apesar do funcionário afirmar que a lagoa onde o jacaré vivia é abastecida apenas com água da chuva e costuma ficar seca nesse período, o coordenador do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), Vinícius Lopes, diz estranhar a explicação, porque o local é uma nascente do córrego Desbarrancado.

Sem preocupação - Segundo o coordenador, um dos biólogos do Cras fez pesquisa recente sobre os peixes do Parque dos Poderes e detectou que o local estava abastecido de várias espécies. Por isso, não houve preocupação com o jacaré.

Ele afirmou ainda que se tivesse conhecimento da situação de perigo do animal, teria tomado providências.

"O procedimento padrão quando animal está na natureza é não interferir. Até o momento, a gente pensava que ele tinha acesso a água e a peixes. Não sabíamos da morte dele", afirmou.

Questionado sobre o fato da água ter secado, ocasionando a morte do jacaré, ele não soube explicar, mas levantou uma hipótese: a interferência das obras de um condomínio nas proximidades.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) também alega não ter sido comunicada da morte do animal. Informado do fato, o comandante, major Carlos Sebastião Matoso Braga, chegou a perguntar se ele havia sido atropelado.

O proprietário da área foi procurado para esclarecer o motivo da morte do animal, mas não pode atender à equipe de reportagem.

A empresa ficou de retornar com uma resposta dele, entretanto não se manifestou até a publicação desta matéria.

Nos siga no Google Notícias