ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Juiz dispensa jurados por falta de processos para julgar

Redação | 22/05/2009 12:31

Na quarta-feira (20), o juiz Aluízio Pereira dos Santos dispensou os jurados que estavam agendados para comparecer nos julgamentos, o motivo foi a falta de processo para serem julgados.

Quem deveria estar nas sessões das 8h e das 9h30 foram desobrigados a comparecer e, segundo o juiz, em junho serão livres do compromisso os que seriam jurados nas sessões das 9h30.

Conforme o magistrado, até hoje, há apenas cinco processos que ainda não estão prontos, os quais serão marcados para as sessões das 8 horas e, mesmo assim, também não haverá processos para completar toda a agenda de junho.

"Já ocorreu de ligarmos para os advogados, informando-lhes qual dia, hora e mês pretendiam agendar o julgamento de seu cliente, o que evitou adiamento de júri por compromissos assumidos anteriormente pelos advogados", destacou.

O motivo - A dispensa de jurados, algo que nunca aconteceu no Tribunal do Júri de Mato Grosso do Sul, é possível graças ao sistema de júris simultâneos, onde o juiz inicia uma sessão e, depois de meia hora, abre outra, a qual acompanha através de um sistema interno de TV.

Pereira dos Santos destaca que esta não é a realidade dos tribunais do júri do país, principalmente nos grandes centros. "Pelo contrário, permeia a lentidão ou morosidade, permitindo que acusados sejam colocados em liberdade por habeas corpus pela injustiça de extrapolar demasiadamente o prazo de prisão em flagrante ou preventiva".

Nos siga no Google Notícias