ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Juiz muda cobrança de ISS para sociedade de advogados

Redação | 08/10/2009 07:40

Decisão liminar do juiz federal Renato Toniasso, da 1ª Vara de Campo Grande, modificou a forma de cobrança do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) para as sociedades de advogados em Campo Grande.

De acordo com presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Fábio Trad, atualmente, a prefeitura recolhe o imposto sobre o valor bruto da arrecadação do escritório de advocacia. "Quanto mais arrecada, mais paga", exemplifica.

Com a liminar, agora, as sociedades de advogados vão pagar uma taxa fixa mensal. "Será um valor bem inferior", afirma Fábio Trad. A queda de braço com a prefeitura teve início neste ano, após um estudo tributário feito a pedido da OAB.

No Estado, são 500 sociedades de advogados, sendo 90% dos escritórios localizados em Campo Grande. "Tem algumas com dez, doze advogados". Segundo a decisão, a cobrança do ISS será feita "com base em alíquotas fixas e de acordo com o número de profissionais".

O magistrado também determinou que a prefeitura de Campo Grande se abstenha de praticar quaisquer atos que objetivem a cobrança do ISSQN não recolhido, nos termos da sistemática suspensa, bem como de negar o direito das sociedades de retirarem notas fiscais.

Conforme Fábio Trad, a intenção é ampliar, por meio de pedido à Justiça, o benefício para as sociedades existentes no interior do Estado. Já a possibilidade de ressarcimento do valor já pago pelos profissionais vai depender do julgamento do mérito.

Nos siga no Google Notícias