ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Juiz nega novas prisões em operação do Gaeco contra sonegação fiscal

O MP/MS apresentou denúncia contra 58 pessoas, incluindo fazendeiros, empresários e servidores públicos estaduais

Aline dos Santos | 21/09/2018 17:25
Em Goiás, operação apreendeu dinheiro. (Foto: Acervo do Gaeco do MP-GO)
Em Goiás, operação apreendeu dinheiro. (Foto: Acervo do Gaeco do MP-GO)

A Justiça negou pedido de novas prisões na operação Grãos de Ouro, realizada em 8 de agosto pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) para combater sonegação fiscal.

Para o juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian, atuando em substituição legal na 1ª Vara Criminal Residual de Campo Grande, o pedido do MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) tem argumentos gerais quanto à gravidade dos supostos fatos, não trazendo elementos concretos capazes de demonstrar a real necessidade da segregação cautelar.

A promotoria havia pedido a decretação da prisão preventiva de Antônio Salvador Silva, Eduardo Varotto André, Luiz Henrique Gonçalves da Silva, Oreste Guareschi, Osmar Calais, Rita Cristina Suniga e Sergio Aparecido André.

O MP/MS apresentou denúncia contra 58 pessoas, incluindo fazendeiros, empresários e servidores públicos estaduais. Segundo o Gaeco, no período de janeiro de 2015 a agosto de 2018, os denunciados desenvolveram uma organização criminosa estruturada e formada para a prática de crimes diversos, como falsificação de documentos, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro

Em decisão datada de ontem (dia 20), o juiz deu prazo de 20 dias para que a promotoria, querendo, apresente aditamento à denúncia.

O magistrado avalia que é necessário a apresentação de inúmeros esclarecimentos a “possibilitar análise da admissibilidade (ou não) da denúncia”.

Para o juiz, a peça é genérica ao dizer que um crime foi praticado por diversas vezes, sem especificar a quantidade; é omissa na descrição das condutas imputadas aos acusados e também na descrição do suposto crime de violação de sigilo funcional. O Gaeco informou nesta sexta-feira (dia 20) que está analisando quais medidas irá adotar.

Núcleos – Os denunciados foram divididos em cinco núcleos: corretores agrícolas, noteiros, transportadores, produtores rurais e servidores públicos corruptos. O esquema tinha o objetivo de sonegar tributos na comercialização de transportes e grãos produzidos em Mato Grosso do Sul, especialmente o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Conforme a denúncia, as estratégias incluíam fabricação de crédito podre (crédito inidôneo de ICMS), com a participação de empresas noteiras; e simulação de compra e venda de grãos sem o pagamento de tributos.

O pedido da promotoria é que seja fixado, na sentença, valor mínimo não inferior a R$ 44 milhões para a reparação dos danos. O valor corresponde a apenas uma empresa noteira.

Nos siga no Google Notícias