ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Juizado Especial da fazenda ainda tem baixa procura

Redação | 30/07/2010 08:18

Os Juizados Especiais da Fazenda Pública, criados há cerca de um mês para facilitar o cidadão a recorrer em casos de multa de trânsito, cobrança indevida de impostos como ICMS, ISQN e IPTU, sem custas processuais, registram baixa procura. Até a terça-feira desta semana, apenas 13 processos se encontram em andamento no Juizado da Capital.

Antes de sua implantação, o cidadão não dispunha de um local específico na justiça para recorrer de multas de trânsito, por exemplo.

A exemplo dos demais juizados, não há custas processuais e, dependendo do valor da causa (até 20 salários mínimos), não é necessário advogado. Os juizados têm competência limitada às causas de interesse do Estado e dos Municípios no valor de até 40 (quarenta) salários mínimos.

Estão excluídos da competência dos Juizados: os mandados de segurança; as ações de desapropriação; divisão e demarcação; ações populares; ações por improbidade administrativa; execuções fiscais e demandas sobre direitos ou interesses difusos e coletivos.

Também não são neles processadas as causas sobre bens imóveis do Estado, dos Municípios e das autarquias e fundações a eles vinculadas.

Igualmente, são excluídas da competência as ações que tenham como objeto a impugnação da pena de demissão imposta a servidores públicos civis ou sanções disciplinares aplicadas a militares. Estes casos continuam de competência da justiça comum.

Em Campo Grande, a 6ª Vara do Juizado Central passou a atender as demandas de competência dos Juizados da Fazenda Pública.

O Juizado Central está localizado na Rua Antônio de Oliveira Lima, 28

Nos siga no Google Notícias