ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Justiça considera ilegal cobrança de taxa de religação de energia em MS

Nyelder Rodrigues | 17/11/2017 23:02

Decisão em primeira instância na Justiça Estadual considerou ilegal a cobrança de taxa de religação da energia em Mato Grosso do Sul. A decisão é de terça-feira (14) e foi tomada pelo juiz titular da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho.

Ele acatou ação civil pública contrária a cobrança em casos em que a suspensão do fornecimento aconteceu por falta de pagamento à concessionária responsável pelo serviço, a Energisa. Ainda cabe recurso por parte da empresa.

A ação foi impetrada pela Adecc-MS (Associação Estadual de Defesa e Cidadania do Consumidor), que entre os argumentos usados, apresentou que os valores variam de acordo com a categoria do consumidor, podendo chegar a R$ 90.

No parecer, o juiz discorre longamente sobre a ilegalidade do corte, por se tratar de um serviço público essencial, e sendo assim, não pode deixar de ser oferecido à população. Assim, a religação, consequência de um ilícito, também é ilegal.

"Nos dias de hoje, o corte de energia elétrica por falta de pagamento é, de fato, atividade ilícita da Energisa, pois ela dispõe de meios para cobrar suas dívidas como qualquer pessoa normal e não pode usar do corte como meio de forçar um pagamento, tomando a justiça nas próprias mãos", destaca David.

Além disso, foi determinado o pagamento de R$ 200 (valor ainda não tem validade, devido ao recurso da empresa) como multa para cada consumidor que tiver, a partir de então, a energia cortada por falta de pagamento.

A associação autora também pediu indenização por danos morais coletivos, fato negado pelo magistrado. "Até se poderia cogitar a possibilidade de dano no momento do corte da energia, mas não no da cobrança de taxa de religação", finaliza.

Nos siga no Google Notícias