A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

27/05/2009 17:25

Justiça dá mais 90 dias para desocupação de fazenda

Redação

Há cerca de meia hora, o Tribunal Federal da 3ª Região decidiu prorrogar por 90 dias o prazo para saída das famílias guarani acampadas na fazenda Santo Antônio da Boa Esperança, em Rio Brilhante.

Mandado de reintegração de posse foi derrubado, após recurso do Ministério Público Federal. O prazo para o despejo terminou ontem, mas com a tentativa de evitar a desocupação por via judicial, o grupo permaneceu na área ainda hoje.

Com a decisão da Justiça, os índios esperam ter tempo hábil para os estudos da Funai, previstos em portaria, e identificação de 430 hectares como território tradicional. As comissões responsáveis pelo levantamento já foram formadas, mas ações judiciais de produtores que contestam a forma como o processo é executado e pressão do governo do Estado têm emperrado o início dos trabalhos na região sul.

O TRF também determinou a proprietários rurais que garantam o acesso das famílias ao local onde está o acampamento. Os guarani reclamam que sofrem ameaças e tem a passagem proibida por fazendeiros que usam seguranças para intimidar o grupo.

"Temos de passar pelas propriedades para ir até a estrada, mas a gente é ameaçado, colocam cadeado na entrada, correntes", conta Daniel da Silva, um dos representantes das famílias.

Ele diz que o maior problema é segurança para os filhos que estudam em Rio Brilhante. "São 66 estudantes aqui, que tem de sair para estudar".

Em outros episódios, até a Funai foi proibida de entrar para distribuir cestas básicas e também equipes de saúde para atendimento médico, relata o Cimi (Conselho Indigenista Missionário)

A reintegração de posse havia sido determinada pela juíza titular da 2ª Vara Federal em Dourados, Kátia Cilene Balugar Firmino, em benefício do produtor rural Mario Cerveira. A decisão é de 29 de abril, quando a magistrada deu 15 dias de prazo para eles deixarem a propriedade.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions