ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Justiça derruba liminar que suspendia nomeação do ministro da Justiça

Ricardo Campos Jr. | 07/03/2016 16:18

O desembargador federal Cândido Ribeiro derrubou a liminar que vetava a nomeação Wellington César Lima e Silva como ministro da Justiça. Com isso, ele foi reconduzido ao cargo nesta segunda-feira (7). A decisão atende ao pedido feito pela AGU (Advocacia-Geral da União) contra a liminar da juíza federal Solange Salgado.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, a magistrada havia tomado a decisão com base no argumento de que Silva, uma vez sendo promotor de carreira, teria que pedir demissão antes de assumir o ministério.

No entanto, o desembargador-federal entende que a questão é mais ampla e envolve um debate sobre a Constituição, o que deverá ser feito pelo STF (Supremo Tribunal Federal) na próxima quarta-feira e por isso suspendeu a liminar até que haja um entendimento sobre o assunto.

Além disso, a liminar desestabiliza o Governo Federal, uma vez que deixa sem comando de uma hora para outra o ministério cujo objetivo é garantir, entre outras coisas, a administração penitenciário e outros instrumentos de segurança pública.

Silva atua no Ministério Público Estadual da Bahia desde 1991, tendo sido inclusive procurador de Justiça naquele estado, estando atualmente afastado do cargo.

A Constituição tem brechas para que membros desses órgãos sejam nomeados para cargos públicos, desde que compatíveis com as funções institucionais do MP, sendo proibidas a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas.

José Eduardo Cardozo, que hoje ocupa a AGU, entende ser perfeitamente possível que um membro do ministério público assuma cargos no Executivo Nacional e ele confia que a liminar será cassada após recurso.

Nos siga no Google Notícias