ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Justiça julga amanhã ação de pescadores contra governo do Estado

Eduardo Penedo | 21/10/2014 23:06

A Justiça julga manhã ação que contesta exigência de licença de pesca emitida pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Os pescadores alegam que a lei estadual contrapõe documento federal.

O mandado de segurança impetrado pela Colônia dos Pescadores Profissionais e Artesanais de Anastácio questiona a validade da guia emitida pelo órgão estadual, lembrando que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), é o responsável pela fiscalização da fauna e flora do país.

A fiscalização estadual não reconhece o documento federal, utilizado pelos pescadores, nos rios de domínio do Estado. A entidade de classe, reclama que os profissionais são obrigados a ter as duas licenças ambientais, já que a do Imasul não tem validade em rios de domínio da União, como o rio Paraguai e Paraná.

O julgamento está previsto acontecer a partir das 14 horas no Pleno do Tribunal de Justiça, localizado no Parque do Poderes, em Campo Grande.

Segundo consta nos autos, a associação denuncia que a polícia ambiental do Estado não tem aceito a carteira federal de pescador profissional, documento emitido pelo Ministério da Pesca, exigindo a apresentação da carteira estadual de pesca.

O Estado apresentou informações e defesa alegando, preliminarmente, ausência de prova pré-constituída e impossibilidade de mandado de segurança contra lei em tese. No mérito, pede pela denegação da segurança.

Nos siga no Google Notícias