ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Justiça prevê pouca irregularidade em mutirão carcerário

Redação | 13/08/2009 09:25

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que coordena o mutirão carcerário que começa nesta quinta-feira em Mato Grosso do Sul, prevê encontrar poucas irregularidades no Estado.

O juiz auxiliar da presidência do CNJ, Erivaldo Ribeiro dos Santos, disse que acredita que Mato Grosso do Sul tenha poucos presos em situação irregular.

Ele explica que a intenção do mutirão não é esvaziar as cadeias, e sim, tirar delas aqueles detentos que já deveriam estar fora, de acordo com a lei.

A previsão é de analisar 13 mil processos em três meses. Ao final do trimestre será feita a divulgação dos resultados do trabalho. A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) prevê que 4 mil presos sejam libertados.

Serão colocados em liberdade somente os presos que tiverem direito, conforme a lei. Ou seja, àqueles que já tiveram o alvará de soltura expedido e àqueles que já cumpriram a pena determinada na sentença.

O juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 1ª Vara Cível, que participa do mutirão, explica que também será analisada s situação do detento que está há mais de 90 dias na cadeia sem ser julgado.

O mutirão do CNJ já passou por 13 Estados. Mato Grosso do Sul é o 14º. O juiz do CNJ conta que em um destes 13 Estados, o mutirão encontrou a situação de um homem cujo alvará de soltura havia sido expedido em 2005, mas foi solto só em 2009, porque nestes quatro anos o cartório "ficou procurando" se havia algum mandado de prisão contra ele.

"Espero que não encontremos nenhum caso como esse em Mato Grosso do Sul", disse Erivaldo.

O juiz também citou como exemplo de extrema irregularidade uma situação encontrada no Espírito Santo. Naquele Estado, o mutirão encontrou um preso que esperava por julgamento havia 11 anos.

Em Mato Grosso do Sul, o mutirão começa por Campo Grande e depois segue para, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Naviraí e Paranaíba, que contam com aproximadamente 9,6 mil internos.

Nos siga no Google Notícias