A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

04/05/2009 19:08

Kits de diagnóstico rápido de gripe suína chegam amanhã

Redação

Os kits para diagnóstico rápido da gripe suína deverão chegar aos laboratórios brasileiros amanhã (5) de acordo com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo Rubén Figueroa, gerente de prevenção e controle de doenças da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da OMS no Brasil, na tarde de hoje (4) os kits foram despachados de Atlanta, nos Estados Unidos, para vários países.

Figueroa ressalvou, no entanto, que os laboratórios deverão começar a usar os testes mais no fim da semana. Segundo ele, ainda é preciso que se faça, no Brasil, testes com os kits, provas internas e certificação do produto antes de serem utilizados para diagnosticar a doença.

Para a OMS, a transmissão do vírus nas áreas afetadas está sem controle e a qualquer momento pode ser declarada a mudança de fase da pandemia. "Lamentavelmente esperamos que os casos continuem aumentando e que o número de países com casos suspeitos continue também aumentando. A qualquer momento pode ser declarada a fase de alerta seis", declarou Figueroa.

No entanto, ele alertou que o nível de alerta pandêmico seis não significa que a doença está assumindo formas mais graves. Não se trata de um critério de gravidade e, sim, de identificação da forma com que a doença está sendo transmitida. Figueroa disse ainda que a OMS está especialmente preocupada com a situação do Reino Unido e da Espanha, onde casos da doença foram diagnosticados em pessoas que não tiveram contato com pessoas que estiveram em áreas afetada, ou seja, por infecção local.

Mesmo diante da eminência de pandemia, a OMS disse que não fará recomendações de restringir viagens e alega que tal medida não tem eficácia para conter o avanço da gripe. Outra recomendação da OMS é para que as pessoas idosas não deixem de tomar a vacina para a gripe sazonal, alvo de campanha do Ministério da Saúde no Brasil.

"A preocupação não deve ser apenas com a gripe ocasionada pelo vírus H1N1.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions