ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Legislação retrógrada dá brecha para justificar crimes contra a mulher

Fotos sensuais no Facebook podem ser argumento para assassino ou agressão de mulheres

Fernanda Mathias | 08/05/2016 11:30

Previsto no Código Penal, um instrumento que avalia a contribuição da vítima para crimes tem servido de argumento na defesa de autores de violência doméstica e feminicídios. O alerta é da presidente da Comissão de Combate e Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul), Carine Beatriz Giaretta.

“Injusta provocação da vítima” é o termo alusivo ao comportamento de vítimas que pode servir como atenuante na condenação por agressões e assassinatos.

Um caso recente foi julgado ainda esta semana, em Campo Grande. Na tarde de quarta-feira (04), Rodney Garceis Reis, 30 anos, foi condenado há 16 anos de prisão por atacar a ex-namorada, de 16 anos e matar a facadas o pedreiro Nivaldo Pereira dos Santos, de 39 anos, que tentou defendê-la. O crime foi em abril do ano passado. A defesa de Rodney alegou forte emoção motivada por provocação e, na sentença, o magistrado afasta a possibilidade com a frase que chama atenção:

Legislação retrógrada dá brecha para justificar crimes contra a mulher

Na avaliação de Carine Beatriz Giaretta, é uma representação evidente do machismo que está arraigado na sociedade e que se reflete também no Judiciário.

“Quem lê de fora, entende que se a vítima tivesse postado as fotos teria respaldado a prática do crime. Não é assim, mas poderia ser um atenuante. “As defesas, nestes casos, se pautam na ofensa contra a mulher e não na Lei e o Judiciário precisa evoluir em relação às questões de gênero, acompanhar a evolução da sociedade no combate à violência sob todos aspectos. Não deve mais aceitar as defesas com base na ofensa à honra”.

Questão que extrapola fronteiras, a ONU (Organização das Nações Unidas) estima que anualmente cinco mil mulheres são mortas em todo mundo sob o arcabouço jurídico de "legítima defesa da honra". “A ONU, inclusive, faz recomendação no que se trata de ações judiciais para que a defesa de acusados não construa mais com base em ofensas pessoais”, observa Carine.

Nos siga no Google Notícias