ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Libaneses preparam festa pelos 130 anos da imigração

Redação | 26/05/2009 15:50

Os libaneses e descendentes que vivem em Mato Grosso do Sul estão preparando uma grande festa para celebrar os 130 anos de imigração para o Brasil.

A festa deverá acontecer no dia 21 de novembro, em Campo Grande, e será promovida pela Associação Cultural Monte Líbano.

O presidente da entidade, Eid Toufic Anbar se reuniu hoje com o governador André Puccinelli (PMDB) para convidá-lo a participar das comemorações.

A festa está sendo preparada para, no mínimo, mil convidados. Instituições e empresas, especialmente privadas, serão convidadas a colaborar para a realização dos festejos.

Durante o encontro, o governador e os líderes da associação libanesa relembraram um pouco da história e do pioneirismo dos primeiros imigrantes ao território sul-mato-grossense.

A chegada aconteceu pelo rio da Prata e depois via Porto de Santos.

Em Mato Grosso do Sul, residem atualmente cerca de 50 mil libaneses e descendentes. O presidente da Associação Cultural, que nasceu no Líbano e vive no Brasil desde 1956, se orgulha em dizer que foram diversas as contribuições de seu povo para a cultura e a economia sul-mato-grossenses.

"Fomos pioneiros na televisão, na telefonia. Trouxemos nossa culinária", citou, lembrando também de pessoas, de origem libanesa, que foram ou ainda são expoentes na política regional ou nacional.

Eid Toufic Anbar também destacou a marca que o povo libanês deixou no comércio de Campo Grande e de todo o Estado.

Nos siga no Google Notícias