A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

22/11/2012 19:00

Líder do PCC em MS é transferido para presídio em Dourados

Viviane Oliveira
Tio Arantes foi transferido para presídio em Dourados. (Foto: divulgação/arquivo)Tio Arantes foi transferido para presídio em Dourados. (Foto: divulgação/arquivo)

Apontado com um dos lideres da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), José Cláudio Arantes, o “Tio Arantes”, foi transferido nesta quarta-feira (21) do Presídio de Segurança Máxima, em Campo Grande, para a penitenciária Harry Amorim Costa, em Dourados, cidade distante 233 quilômetros de Campo Grande.

Arantes é considerado um preso bastante perigoso, principalmente pelo papel de liderança entre os detentos. Ele já fez uma espécie de peregrinação, chegando a ser transferido para a penitenciária federal de segurança máxima de Catanduvas (PR), após o motim do dia 14 de maio de 2006.

A rebelião, que durou 25 horas, ocorreu simultaneamente aos ataques promovidos naquele ano pelo PCC em São Paulo, quando policiais foram mortos, unidades da polícia atacadas e 50 presídios tiveram motins.

Execução - O detento esteve, também, entre os 12 acusados da morte do advogado William Maksoud, que teria sido obra da facção criminosa, mas não chegou a ir a julgamento.

O "currículo" de Tio Arantes inclui, ainda, uma suposta ligação com o traficante Luiz Fernando Correa da Costa, o Fernadinho Beira-Mar. O advogado de Beira-Mar é o mesmo de José Cláudio. Ele cumpria pena por tráfico, por assalto e homicídio.

Tio Arantes também foi alvo de uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Na ocasião, oito pessoas foram presas. Drogas e armas comercializadas pela facção tinham como destino os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Em maio de 2010 ele conseguiu progressão de regime para o semiaberto. Com a operação, ele voltou ao regime fechado e ficou preso na Penitenciária Harry Amorim Costa, para onde voltou na última quarta-feira.

Líder do PCC em MS é transferido para presídio federal
Apontado como um dos líderes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), José Cláudio Arantes, o "Tio Arantes", foi transferido ontem para...
Líder do PCC em MS pode ir para presídio federal
O promotor responsável pelas investigações que levaram à prisão de oito pessoas ligadas ao PCC (Primeiro Comando da Capital) ontem, está reunido com ...
Líder do PCC em MS consegue ir para o semiaberto
Já foi transferido para a Colônia Penal Agrícola de Campo Grande, para o regime semiaberto, o detento apontado como um dos homens-fortes da facção cr...
Líder do PCC em MS está prester a ir para o semiaberto
Está prestes a ir para o regime semiaberto o detento apontado como um dos homens-fortes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) em Mato...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions