ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Líder do PCC em MS é transferido para presídio em Dourados

Viviane Oliveira | 22/11/2012 19:00
Tio Arantes foi transferido para presídio em Dourados. (Foto: divulgação/arquivo)
Tio Arantes foi transferido para presídio em Dourados. (Foto: divulgação/arquivo)

Apontado com um dos lideres da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), José Cláudio Arantes, o “Tio Arantes”, foi transferido nesta quarta-feira (21) do Presídio de Segurança Máxima, em Campo Grande, para a penitenciária Harry Amorim Costa, em Dourados, cidade distante 233 quilômetros de Campo Grande.

Arantes é considerado um preso bastante perigoso, principalmente pelo papel de liderança entre os detentos. Ele já fez uma espécie de peregrinação, chegando a ser transferido para a penitenciária federal de segurança máxima de Catanduvas (PR), após o motim do dia 14 de maio de 2006.

A rebelião, que durou 25 horas, ocorreu simultaneamente aos ataques promovidos naquele ano pelo PCC em São Paulo, quando policiais foram mortos, unidades da polícia atacadas e 50 presídios tiveram motins.

Execução - O detento esteve, também, entre os 12 acusados da morte do advogado William Maksoud, que teria sido obra da facção criminosa, mas não chegou a ir a julgamento.

O "currículo" de Tio Arantes inclui, ainda, uma suposta ligação com o traficante Luiz Fernando Correa da Costa, o Fernadinho Beira-Mar. O advogado de Beira-Mar é o mesmo de José Cláudio. Ele cumpria pena por tráfico, por assalto e homicídio.

Tio Arantes também foi alvo de uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Na ocasião, oito pessoas foram presas. Drogas e armas comercializadas pela facção tinham como destino os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Em maio de 2010 ele conseguiu progressão de regime para o semiaberto. Com a operação, ele voltou ao regime fechado e ficou preso na Penitenciária Harry Amorim Costa, para onde voltou na última quarta-feira.

Nos siga no Google Notícias