ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Lista “suja” do TCE tem 131 nomes, que podem ter candidatura rejeitada

Tribunal de Contas destaca que a tarefa de declarar inelegibilidade é da Justiça Eleitoral

Aline dos Santos | 15/08/2018 17:52
Tribunal de Contas divulgou lista que será entregue à Justiça Eleitoral. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Tribunal de Contas divulgou lista que será entregue à Justiça Eleitoral. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) divulgou lista com 131 gestores que tiveram contas rejeitadas quando ocuparam cargos ou funções públicas. Os nomes são enviados ao TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

A lista, recheada com nomes de ex-chefes do Poder Executivo, também traz atuais prefeitos; um gestor afastado porque sofreu atentado e até um político morto, caso de Carlos Antônio Costa Carneiro, ex-presidente da Câmara Municipal de Alcinópolis, que foi assassinado.

O Tribunal de Contas destaca que a tarefa de declarar a inelegibilidade dos gestores que figuram na relação encaminhada é da Justiça Eleitoral. Os processos já transitaram em julgado.

A relação de atuais gestores municipais tem Dirceu Bettoni (PSDB), afastado da prefeitura de Paranhos por ter sofrido atentado; Marlene de Matos Bossay (MDB), prefeita de Miranda; Arlei da Silva Barbosa (MDB), prefeito de Nova Alvorada do Sul; e Rudi Paetzold (MDB), prefeito de Coronel Sapucaia.

A listagem de ex-prefeitos é extensa, com nomes como Arceno Athas Junior (ex-prefeito de Glória de Dourados), Ari Basso (ex-prefeito de Sidrolândia), Carlos Augusto da Silva (ex-prefeito de Cassilândia), Celso Luiza da Silva Vargas (ex-prefeito de Maracaju), Cláudio Rocha Barcelos (ex-prefeito de Tacuru), Djalma Lucas Furquim (ex-prefeito de Aparecida do Taboado), Edson Luiz de David (ex-prefeito de Aral Moreira).

Além de Flávio Adreano Gomes (ex-prefeito de Bandeirantes), Francisco Emanoel Albuquerque Costa (ex-prefeito de Bela Vista), Roberson Luiz Moureira (ex-prefeito de Ribas do Rio Pardo), Theophilo Barboza Massi (ex-prefeito de Corguinho), e Umberto Machado Araripe (ex-prefeito de Bodoquena).

Ex-prefeitos - Municípios como Aquidauana, Porto Murtinho, Nioaque e Miranda colecionam nome de ex-gestores na relação do TCE de políticos com contas reprovadas. No caso de Aquidauana, aparecem os ex-prefeitos Fauzi Suleiman e José Henrique Gonçalves Trindade.

Em Porto Murtinho, os ex-gestores “reprovados” são Heitor Miranda dos Santos e Nelson Cintra Ribeiro. De Nioaque, surgem os nomes de dois ex-prefeitos Ilca Corral Mendes Domingos e Noé Nogueira Filho.

No município de Miranda, além da atual prefeita, a lista do Tribunal de Contas tem outros três nomes de ex-chefes do Poder Executivo: Ivan Paz Bossay, Juliana Pereira de Almeida e Almeida e Neder Afonso da Costa Vedovato.

A lista também traz Carlos Roberto Assis Bernades, o Carlinhos Cantor, ex-vereador e ec-vice prefeito de Dourados. Ele foi alvo da operação Uragano, que investigou corrupção.

De Campo Grande, os ex-gestores de dinheiro público com o nome na lista do TCE são: Astrogildo de Silva Lima (que foi ordenador de despesas da Loteria Estadual), Júlio César Cabral (ex-diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura) e Ronaldo Perches Queiroz, que foi diretor do HR (Hospital Regional Rosa Pedrossian) e presidente da Funsau (Fundação de Serviços de Saúde). 

Lista “suja” do TCE tem 131 nomes, que podem ter candidatura rejeitada
Nos siga no Google Notícias