A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

08/12/2014 18:15

Mato Grosso do Sul tem cinco novos casos suspeitos de chikungunya

Ricardo Campos Jr.

Mato Grosso do Sul teve cinco novos casos suspeitos de febre chikungunya desde a semana passada, segundo relatório da SES (Secretaria Estadual de Saúde ) divulgado nesta segunda-feira (8). Conforme o levantamento, subiu para 47 o número de notificações da doença no estado.

As duas cidades que apresentaram novas notificações foram Campo Grande, com quatro casos, e Coxim, que teve um caso. Com isso, chega a 12 o número de municípios que tiveram casos suspeitos da doença.

Há 32 pacientes aguardando resultado de exames para comprovação da infecção. Até o momento, houve nove casos descartados no estado e apenas um confirmado. O paciente é de Campo Grande. O homem, de 35 anos, ficou internado na rede particular por cerca de três semanas, teve alta e foi liberado.

A doença preocupa pelo fato de o mosquito transmissor ser o mesmo da dengue e, de acordo com Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti realizado em outubro, dos 82 bairros de Campo Grande, 26 têm risco médio de infestação.

São considerados casos suspeitos, segundo a SES, aqueles em que os pacientes apresentam febre de início súbito com mais de 38,5°C e dor intensa nas articulações de início agudo. Podem haver inchaços sem outras explicações clínicas. Essas pessoas devem ter visitado áreas que tenham casos da doença até duas semanas antes dos sintomas ou que tenham vínculo com algum caso confirmado.

Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são exatamente as mesmas para a prevenção da dengue.

Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...
MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions