ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

MEC diz que não vai flexibilizar avaliação de faculdades de menor porte

Mariana Tokarnia, da Agência Brasil | 10/04/2013 20:50

O Ministério da Educação (MEC) diz, por meio de nota, que não vai flexibilizar a avaliação das instituições de ensino superior privadas de pequeno e médio porte.

A nota é uma resposta à reportagem aos representantes dessas instituições, que pedem uma adequação das avaliações do MEC ao contexto em que estão inseridas. A maioria delas tem conceito 2 ou inferior, considerado insuficiente pela pasta.

No final do ano passado, o MEC anunciou a suspensão de vestibulares dos cursos com avaliação insatisfatória reincidente. Essas instituições deixaram de ter acesso às bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os cursos mal avaliados também foram excluídos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O MEC diz que "todas as medidas adotadas vão na direção da expansão do sistema – uma demanda importante –, mas com a contrapartida inequívoca de uma oferta de qualidade"

As medidas de regulação e supervisão aplicadas pelo MEC têm como base os indicadores de qualidade de cursos e instituições Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e Índice Geral de Cursos das Instituições (IGC). Em uma escala que vai até 5, os conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios.

"A prioridade do Ministério da Educação é fiscalizar os cursos e instituições para garantir a qualidade necessária da educação superior e, consequentemente, a segurança dos estudantes", diz a pasta.

Nos siga no Google Notícias