ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Médico suspeita que 1º caso de chinkungunya foi contraído em MS

Michel Faustino | 21/10/2014 18:03
Médico diz que doença foi contraída em Mato Grosso do Sul. (Foto: Marcelo Calazans)
Médico diz que doença foi contraída em Mato Grosso do Sul. (Foto: Marcelo Calazans)

O médico infectologista Maurício Pompílio, responsável por fazer o acompanhamento do paciente infectado com o vírus da Febre Chikungunya, na Capital, confirmou que a doença foi contraída em Mato Grosso do Sul, e não fora do Estado. No total, houve quatro casos suspeitos. Na tarde de hoje, médicos e funcionários do HU (Hospital Universitário), além de acadêmicos de medicina, participaram de uma palestra com o intuito de obter informações sobre o diagnostico da doença.

Inicialmente foi cogitada a hipótese do campo-grandense ter sido infectado durante viagem para fora do Estado. Porém, segundo o médico, devido ao período “recente” de manifestação da doença, a possibilidade dele ter contraído a doença em outro Estado foi descartada.

Segundo ele, o paciente teria feito viagens para o Estado de São Paulo, onde há registros de 17 casos (importados), porém, todas em um período maior do que 30 dias. Conforme Maurício, a doença se manifesta em até 15 dias, o que significa que ele contraiu a doença dentro do Estado.

Conforme o médico, após retornar para Mato Grosso do Sul, ele teria feito ainda algumas viagens para o interior. O que gera uma dúvida se o paciente foi infectado em Campo Grande, onde mora, ou durante a viagem que fez pelo Estado.

“Ele chegou em Mato Grosso do Sul e dias depois foi para o interior. Então não sabemos se ele foi infectado aqui em Campo Grande ou na cidade que ele estava”, comentou.

Segundo o médico, o paciente ficou em observação por cerca de cinco dias, e após ser liberado para receber tratamento em casa, na sexta-feira (17), ele já retornou duas vezes à clinica onde estava internado para fazer exames complementares.

Conforme o infectologista, o homem não está mais com febre e nem com manchas no corpo, porém ele ainda está sentindo dores nas articulações, sintoma característico que difere a Febre chikungunya da dengue.

Segundo ele, o paciente ainda não conseguiu retornar as atividades do dia-dia, e permanecerá em repouso até que seu quadro esteja completamente estabilizado.

A doença - A Febre Chikungunya causa febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, a letalidade é rara e menos frequente que nos casos de dengue. O tratamento é feito para combater os sintomas, com analgésico (paracetamol), hidratação adequada e repouso.
A medida básica de prevenção é o combate aos mosquitos transmissores. As mesmas ações que evitam a dengue são capazes de prevenir também a Chikungunya.

A chikungunya assusta porque apresenta os mesmos sintomas da dengue - febre de 39º, dores musculares, dor de cabeça e vômitos. No entanto, ao contrário da primeira, que o sul-mato-grossense está acostumado, os sintomas podem persistir por mais de um ano. A dengue só se manifesta por, no máximo, algumas semanas.

Proximidade - A Febre Chikungunya já chegou a quatro estados com divisa com Mato Grosso do Sul, onde soma 21 casos, conforme balanço divulgado, na quarta-feira (15), pelo Ministério da Saúde. No país, já são 337 registros, 258 a mais que o último levantamento, realizado em 27 de setembro.

Entre os vizinhos de Mato Grosso do Sul, São Paulo lidera o ranking, com 17 casos de importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa. No Paraná, são duas notificações e uma, em Goiás.

Dos quatro estados vizinhos, só em Minas Gerais a febre atingiu uma pessoa sem registro de viagem internacional para países onde ocorre a transmissão.

Em Mato Grosso do Sul, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), dois casos suspeitos foram descartados, após exame laboratorial.

Médico suspeita que 1º caso de chinkungunya foi contraído em MS
Nos siga no Google Notícias