ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Militar preso tinha plano para matar juízes federais

Paulo Fernandes | 04/02/2011 14:56

Ele usa celulares e sai da cadeia para fazer "diligências".

Detido no Presídio Militar de Campo Grande, o bombeiro Ales Marques é considerado uma ameaça à segurança de juízes federais e de outras pessoas. O temor cresceu após investigação revelar que, apesar de oficialmente preso, ele foi visto fora do presídio.

O MPF (Ministério Público Federal) em Mato Grosso do Sul pediu à Justiça a transferência dele para um presídio federal, preferencialmente fora do estado. O pedido foi ajuizado ontem e divulgado nesta sexta-feira.

De acordo com a assessoria de imprensa do MPF, investigações revelaram que Ales, mesmo preso, arquiteta a morte de desafetos e de juízes federais que atuam nos processos nos quais é acusado de liderar quadrilha de tráfico internacional de drogas. O Ministério Público não divulga o nome das pessoas ameaçadas.

Segundo o MPF, mesmo “preso” desde julho de 2010, o militar acusado de tráfico internacional de drogas e armas continua usando celulares livremente. Pior: vídeo obtido pela Polícia Federal revela que ele deixou o presídio pelo menos uma vez, no dia 14 de janeiro deste ano, sem algema ou mesmo alguma identificação de que é um preso.

Ele saiu em uma viatura da Polícia Militar com um capitão e mais dois policiais para uma “diligência”, até uma chácara de Campo Grande.

Os policiais, segundo o MPF, entraram no imóvel “contra a vontade do ocupante e sem mandado judicial, onde passaram a fazer buscas, sem especificar o que procuravam”.

O Ministério Público solicitou à Polícia Federal providências para resguardar a integridade dos magistrados ameaçados.

Além da transferência, o MPF quer a autorização da Justiça para o compartilhamento de provas com outros órgãos como o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP/MS), Corregedoria da Polícia Militar e a Justiça Militar Estadual e a instauração de inquérito na PF para apuração dos crimes de ameaça e coação contra juízes federais.

Ales Marques foi preso em flagrante em julho de 2010. Ele teve a prisão preventiva decretada em outubro de 2010, durante a operação Maré Alta. O MPF denunciou 18 pessoas da quadrilha, inclusive a ex-mulher e os filhos do militar, que também estão presos. Foram apreendidos, com a associação criminosa, quase 80 kg de cocaína.

Conforme a denúncia, a quadrilha abastecia, em larga escala, os mercados consumidores de drogas de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. A cocaína vinha do Paraguai pela fronteira seca entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã.

Os processos correm na Justiça Federal de Ponta Porã. O acusado responde a duas ações penais, por tráfico e associação para o tráfico transnacional e interestadual de drogas, além de tráfico internacional de arma de fogo.

Nos siga no Google Notícias