A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

12/02/2014 15:26

Ministério Público denuncia reitora da UFMS e mais 6 por improbidade

Aline dos Santos

O MPF (Ministério Público Federal) denunciou a reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Célia Maria da Silva Oliveira, por improbidade administrativa. A ação tramita desde 5 de fevereiro na 2º Vara da Justiça Federal de Campo Grande.

De acordo com o apurado pelo Campo Grande News, a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) utilizava a estrutura do laboratório de engenharia da universidade para elaboração de laudos de empresas. Serviço pelo qual recebia pagamento.

Segundo a ação civil pública, a reitora incorreu em omissão. Outras sete pessoas foram denunciadas: Denivaldo Teixeira dos Santos, que já foi secretário-executivo da Fapec, Jorge Gonda, José Luiz Gonçalves, Luiz Carlos de Mesquita, Maria Lúcia Ribeiro, Reinaldo Rodrigues Fagundes, atual secretário-executivo da fundação, e Silvia Salles Publio.

O valor da ação é de R$ 480.404,76.



No MS, dificilmente as coisas acontecerão, pois a um laço muito próximo entre os três poderes, Legislativo, Judiciário e Executivo. Se queremos que as coisas mudem, todos somos necessários a realizarmos manifestações sem máscaras e cobrar das autoridades Federais, pois das estaduais e municipais eu não acredito.
 
Juarez M. de Souza em 13/02/2014 11:58:42
Quem são as famílias que dominam a UFMS? As fundações que afundam os cofres públicos federais, desviam recursos aos montes? Quem manipulam votos de docentes, momeiam professores, os projetos de pesquisa? Faltam pessoas, sobram vagas por falta de divulgação, ficam os recursos parados, abrem cursos de curta duração 20 h para gastarem os recursos, fecham vagas de cursos de docentes rebelados, colocam professores temporários com salários menores, abrem vagas de residência médica a mais do que nos editais, alteram regras de cursos com diplomas de outras áreas é só pedir nos departamentos? Os processos nas varas federais, contra esta instituição estão aos montes é a farra politizada. Atentados violentos contra estudantes trotes, assaltos, furtos e drogas. Como NÃO há INTERVENÇÃO FEDERAL AINDA ?
 
Fabio Assunção Domingues em 13/02/2014 08:19:48
Quem tah de fora da universidade não sabe como as coisas funcionam. Acontece que no período onde se cobravam por serviços prestados o então laboratório gerava recursos proprios para sua manutenção além de permitir que os alunos tiverem contato com o mercado de trabalho. Agora eu pergunto: Trazer dinheiro para a universidade e pagar técnicos terceirizados é crime? O MPF deveria cuidar das vergas na Câmara federal e no congresso aih sim tem gente fazendo outras coisas, mas como querem mostrar serviço é mais facil vir na universidade onde a leis ainda não são claras sobre como trazer os recursos para a universidade. É dificil fazer parcerias com empresas para trazer recursos e bolsas para a universidade. Isso parece um crime aos olhos do MPF. Procurem saber mais, pegunte a qualquer professor.
 
pedro paulo em 13/02/2014 08:06:58
tá na hora dessa mulher sair da ufms. só tá estragando nossa universidade.
 
robson oliviera em 13/02/2014 02:46:11
Infelizmente a reitora fechou os olhos para alguns incompetentes que lhe assessoram. Além da possível omissão anunciada, é só passar em frente ao morenão para ver o abandono do antigo auto cine e do estacionamento das arquibancadas descobertas do estádio. Parece fazenda desapropriada para assentamento. Muito triste.
 
João Pedro em 12/02/2014 18:08:56
Mas já tão denunciando esta reitora para o MP faz tempo, e pra variar nada é feito, o mesmo acontece com o nosso querido prefeito Bernal, o MP fecha os olhos e se nega a trabalhar nos casos.
 
maximiliano rodrigo antonio nahas em 12/02/2014 16:08:46
O roubo (tão comum em nossa Pátria Amada Idolatrada...) e quem imaginaria tempos atrás que um padre, ou melhor dizendo um paroco da cidade de Guia Lopes da Laguna, após largar a batina se envolveria em roubalheira. Isso sim prá mim é o Fim do Mundo (como proclamam pelos quatro cantos os "crentes"). CRUZ CREDO, HAVE MARIA!. Descalabros como esses na UFMS estão disseminados em quase todas as repartições dessa nossa Pátria. Creio que já chegou e há bastante tempo os dias em que o nosso famoso Rui Barbosa "profetizou" há mais de 100 anos: Chegarão dias em que o Homem sentirá vergonha de ser honesto. Infelizmente estamos vivendo esses dias.
Emigdio Martins
 
EMIGDIO DE ALMEIDA MARTINS em 12/02/2014 15:59:20
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions