ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Morales pede que negociação por paz comece ainda hoje

Redação | 17/09/2008 13:33

O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu aos cinco governadores da oposição que comece ainda hoje a negociação por um acordo de paz e de conciliação nacional. A negociação começaria amanhã.

Em um discurso proferido no Palácio do Governo, em La Paz, Morales convocou os governadores para uma reunião hoje as 16h e 17h na cidade de Cochabamba.

Morales propôs que a comissão de negociação trabalhe a portas fechadas a fim de chegar a um resultado antes do prazo previsto anteriormente, de trinta dias.

Ainda não se sabe qual será a participação na negociação do governador de Pando, Leopoldo Fernández, preso ontem por desacatar decreto de estado de sítio e acusado de ser responsável por ao menos 14 mortes que ocorreram no enfrentamento das forças contrárias e favoráveis a Evo Morales.

Segundo o jornal boliviano La Prensa, os governadores oposicionistas decidiram levantar os bloqueios, que já duravam 23 dias, devolver as entidades públicas tomadas e aceitar as bases para a "contrução de um grande acordo nacional".

O um pré-acordo qe envolveu os governadores de oposição, representados pelo governador de Tarija, Mario Cossío, e o governo, prevê, entre outros pontos, a discussão da devolução para os departamentos de oposição do imposto sobre o gás que, desde janeiro passado, o governo federal destina ao pagamento de um benefício para idosos; as autonomias administrativas de Santa Cruz, Pando, Beni e Tarija; a desocupação de prédios públicos ocupados por manifestantes nesses departamentos; e a investigação da autoria da chacina de Pando.

Com a convocatória antecipada, também não está clara qual será a participação da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), Igreja Católica, União Européia e ONU, que acompanhariam os diálogos de governo e oposição.

Com informações do jornal La Prensa e do Portal UOL.

Nos siga no Google Notícias