ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Morre aos 69 anos Lino Oviedo, candidato à presidência do Paraguai

Gabriel Neris | 03/02/2013 12:11
Candidato a presidente do Paraguai esteve em Campo Grande em maio de 2011 (Foto: Arquivo)
Candidato a presidente do Paraguai esteve em Campo Grande em maio de 2011 (Foto: Arquivo)

O candidato à presidência do Paraguai, Lino César Oviedo, de 69 anos, morreu na noite de sábado (2) num acidente de helicóptero depois de participar de comício na cidade de Concepción. No mês de maio de 2011, Oviedo esteve em Campo Grande proferindo palestra em que o tema central foi à defesa da efetiva implementação e fortalecimento da Unasul (União de Nações Sul-Americanas).

O corpo de Oviedo, de seu segurança, e do piloto foram encontrados hoje carbonizados próximos a aeronave, que caiu no departamento de Presidente Hayes.

Oviedo era candidato da Unace para a eleição marcada para 21 de abril. Após a confirmação da notícia, o presidente do Paraguai, Frederico Franco, lamentou a tragédia e expressou pesar “a família do general, aos simpatizantes de seu partido e a todo o povo paraguaio”.

Ex-comandante do exército e de origem camponesa, Oviedo foi quem intimou pessoalmente a rendição do ex-ditador Alfredo Stroessner, em 1989, e provocou a queda do regime de 35 anos.

Em 1996, o então presidente Juan Carlos Wasmosy o acusou de tentativa de golpe e uma corte marcial o condenou a 10 anos de prisão. Oviedo passou a alterar sua vida entre a prisão, o exílio e o poder.

(Com informações da Folha de São Paulo)

Nos siga no Google Notícias