ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Cidades

Mortalidade infantil cresceu entre índios no ano passado, diz relatório

Mariana Lopes | 14/06/2012 11:14

Os dados de Mato Grosso do Sul serão fechados somente na próxima semana. Porém, segundo o coordenador regional do CIMI, no Estado as crianças ainda sofrem muito por falta de alimento

A mortalidade infantil indígena, de crianças menores de 5 anos, aumentou em 2011. A principal causa, de acordo com o relatório “Violência contra os povos indígenas no Brasil”, divulgado ontem pelo CIMI (Conselho Indigenista Missionário), é a desnutrição e doenças facilmente tratáveis.

No ano passado, foram 126 vítimas no Brasil, enquanto em 2010, morreram 92 crianças. Os casos mais graves foram registrados no Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins.

De acordo com enfermeiro do distrito sanitário especial indígena da Sesai/MS, Nilton Gonçalves de Figueiredo, os dados de 2011 sobre a mortalidade infantil indígena de Mato Grosso do Sul serão fechados somente na próxima semana.

Porém, segundo o coordenador regional do CIMI/MS, Flávio Vicente Machado, no Mato Grosso do Sul, as crianças ainda sofrem muito por falta de alimento. “O Estado lidera o ranking de crianças desnutridas. Temos que considerar que 90% da população indígena do Estado vive de cesta básica, que geralmente chegam atrasadas e às vezes nem chegam”, observa

Já no Mato Grosso, a situação do povo Xavante continua desesperadora, segundo o CIMI. Em 2011, foram registradas 89 mortes de crianças, dentre as quais 56 menores de 1 ano e 33 mortes de crianças com idade entre 1 e 4 anos. Em 2010, foram registrados 60 óbitos de crianças Xavante.

No relatório do CIMI, há menção de relatos dos próprios indígenas, no qual descrevem que a situação precária a qual estão submetidos foi agravada com o processo de transição da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) para a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena).

Já no Acre, o povo Kaxinawá, foram registradas pelo menos 10 mortes de crianças na terra indígena Alto Rio Purus. Também no Vale do Javari, Amazonas, os índices de mortalidade infantil são alarmantes, somente em 2011 foram registrados 11 óbitos. Essa realidade, somada aos adultos que estão acometidos por doenças, aponta para que em poucos anos ocorra a extinção de povos indígenas no Vale do Javari.

Nos siga no Google Notícias