ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

MPE define hoje como entra na investigação de mega escândalo

Ricardo Campos Jr. e Leonardo Rocha | 28/07/2015 13:17
Procurador-geral, Humberto Brites, afirmou que MPE irá definir linha padrão de atuação na Lama Asfáltica (Foto: Leonardo Rocha)
Procurador-geral, Humberto Brites, afirmou que MPE irá definir linha padrão de atuação na Lama Asfáltica (Foto: Leonardo Rocha)

Partindo do que foi apurado pelos órgãos federais sobre desvio de verbas da União, que culminou na Operação Lama Asfáltica, o MPE (Ministério Público Estadual) vai definir sua linha de investigações para descobrir se também houve fraude com dinheiro do Estado.

Os promotores do Patrimônio Público se reúnem com a Procuradoria-Geral do órgão na tarde desta terça-feira (28), a partir das 16h, para definir como será a atuação e os primeiros passos para trazer à tona problemas envolvendo contratos e desvio de verbas.

“Só não podemos invadir a área de atuação do MPF (Ministério Público Federal). As obras com recursos estaduais serão investigadas pelo MPE”, afirma o procurador-geral, Humberto Brites. Ele adiantou que após esta reunião, será definido que providências serão tomadas pela instituição.

O procurador ressaltou que também haverá um compartilhamento de informações com o MPF, para contribuir e ajudar no que for necessário. "O que for de nossa atribuição será feito, mas também vamos compartilhar informações, já ordenamos esta ação".

O órgão já recomendou à Prefeitura de Campo Grande e ao Governo Estadual que suspendam contratos com a Proteco Engenharia, do empreiteiro João Alberto Kramp Amorim, e a Itel Informática, de João Baird. As duas empresas são investigadas por envolvimento em esquema de desvio de recursos, favorecimento e fraude em licitações.

Medidas – O estado já suspendeu vínculos com a Proteco. A empresa inclusive foi afastada das obras do Aquário do Pantanal, dando lugar à Egelte, inicialmente contratada para tocar o empreendimento.

Já o município afirma que já tem em andamento uma sindicância para apurar a existência de vícios nos contratos com as companhias. Mesmo assim, o prefeito Gilmar Olarte (PP) irá analisar a sugestão do MPE e decidir se irá cumpri-la ou não.

Esquema - Para favorecer as empreiteiras, cláusulas classificadas pela polícia como "injustificáveis" eram acrescentadas nos editais de licitação, como por exemplo, a exigência de capitais sociais mínimos. Assim, grande parte da concorrência sequer conseguia se inscrever nos pregões.

Uma das empresas envolvidas no esquema, segundo apontaram as investigações, elevou o patrimônio em quase seis vezes, passando de R$ 6 milhões para R$ 35 milhões.

Para dificultar o rastreamento das suas ações, a organização comandada por João Alberto Krampe Amorim dos Santos, dono da Proteco, além de abrir várias empresas para disputar as licitações, também usava nomes de terceiros.

A Operação Lama Asfáltica apura corrupção de servidores e fraudes em licitações, esquema que seria comandado por João Amorim. No último dia 9, a Polícia Federal, CGU (Controladoria Geral da União) e Receita Federal cumpriram mandados de busca e apreensão na Proteco, no escritório e na casa de Amorim, na Agesul, na Secretaria Estadual de Infraestrutura e também na casa de Edson Giroto, ex-deputado federal e ex-secretário de Obras do governo de André Puccinelli.

Nos siga no Google Notícias