ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

MPE faz acordo para intervenção em hospital em Bonito

Redação | 20/09/2010 14:20

O Ministério Público Estadual, a direção do Hospital Municipal Darcy João Bigaton e a Prefeitura de Bonito assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para amenizar problemas averiguados desde o ano passado e garantir melhorias no atendimento.

Pelo acordo assinado, o município assume o hospital através de uma junta interventora pelo prazo de três anos e deverá adotar medidas que auxiliem na melhora do atendimento à população.

Dentre as medidas está a nomeação de direção técnica, a convocação de direção clínica, implantação de um sistema integrado de atendimento com os postos de saúde, a realização de escalas de plantões, além de criação de uma página de transparência na internet, onde deverão constar as prestações de contas do hospital.

Também deverá ser realizada uma auditoria técnica, contábil, fiscal e financeira para levantar o montante de dívidas do hospital, o valor da arrecadação, o patrimônio detalhado, as falhas organizacionais, de gestão e sugestões para resolução das mesmas, além de estabelecer parâmetros e padrões de eficiência e qualidade no atendimento.

De acordo com o promotor Luciano Furtado Loubet, da 2ª Promotoria de Justiça do MPE, o TAC foi assinado após instauração de Inquérito Civil, que averiguou problemas como falta de materiais, falta de atendimento médico em alguns plantões, equipamentos quebrados e falta de corpo clínico responsável.

"A Promotoria de Justiça de Bonito vem investigando o caso desde o ano passado e, agora, resolveu intervir de forma mais urgente porque os problemas chegaram ao ponto de prejudicar o atendimento à população", afirma Luciano Furtado.

Na avaliação do Promotor de Justiça, as medidas propostas no acordo de intervenção poderão auxiliar a minimizar os problemas por que passa o Hospital de Bonito.

"A principal vantagem é que a intervenção permite ao Ministério Público exigir de perto da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Saúde soluções rápidas e eficientes aos problemas que afligem a população nesta área tão sensível e importante", finaliza o Promotor.

Nos siga no Google Notícias