ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

MPE vai investigar gasto de verba pública na Santa Casa

Redação | 09/09/2009 15:24

Atendendo a um pedido do Sintss/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social), o MPE (Ministério Público Estadual) instaurou um procedimento de investigação preliminar sobre as aplicações dos recursos públicos do Estado e do Município de Campo Grande.

O presidente do sindicato, Julio Cesar das Neves, foi notificado para comparecer à Promotoria de Justiça, no Jardim São Bento, em Campo Grande, no dia 23 de setembro, às 9h30, para prestar declarações sobre os autos.

Em um longo documento endereçado à promotora Filomena Aparecida Depolito Fluminhan (Patrimônio Público e Social) e à procuradora da República Caroline Rocha Queiroz, Neves faz um diagnóstico da situação da saúde pública em Mato Grosso do Sul e propõe a realização de um levantamentos dos recursos físicos, de pessoal e tecnológicos existentes nas unidades públicas de saúde.

Neves também sugere que seja dimensionada as necessidades de cada tipo de serviço para cada município do Estado, para facilitar a destinação dos recursos públicos.

O documento diz que falta de investimento nas instituições de saúde pública para procedimentos de média e alta complexidade e que os recursos públicos beneficiam prioritariamente sempre os planos de saúde privados, que mantém convênios com a Santa Casa de Campo Grande, "cujos pacientes são tratados de modo diferenciado dos pobres usuários do SUS".

De acordo com o Sintss, clínicas e hospitais particulares, conveniadas com o SUS, passaram a detentores da obrigação de fazer do Estado, financiadas por recursos públicos da saúde mediante convênios.

"Dificilmente a Santa Casa e outras instituições filantrópicas na mesma situação conseguirão devolver aos cofres públicos o que receberam pelos desserviços, o que nos leva a solicitar uma auditoria para apurar todos os recursos ali investidos para fins estruturais, materiais e pagamento de serviços não prestados", diz Neves.

O documento diz ainda que um aparelho de Raio-X no CRS (Centro de Referencia em Saúde) do bairro Tiradentes não está operando porque a Prefeitura não quer pagar o transformador de energia que o aparelho exige. O CRS foi construído e o aparelho comprado com recursos federais.

Ainda de acordo com Neves, os Hospitais Universitário e Regional, "embora credenciados como pronto-atendimento, são forçados a assumir a função de serviço de emergência, embora não possuam equipe dimensionada para tal, expondo os pacientes ao risco de morte".

Nos siga no Google Notícias