ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

MPF cobra da Funai demarcação de reservas indígenas

Redação | 10/05/2009 12:52

Nesta semana, o MPF (Ministério Público Federal) em Mato Grosso do Sul pretende encaminhar um ofício à Funai (Fundação Nacional Índio) cobrando o andamento da demarcação de terras indígenas para os Guarani Kaiowá, da região Cone Sul.

A informação é de uma entrevista do procurador Marco Antônio Delfino de Almeida, do MPF em Dourados, à Agência Brasil. Segundo ele, o prazo para os procedimentos administrativos é de até 180 dias.

Ele afirmou ainda que a Constituição de 1988 estabeleceu um prazo vencido em 1993 para o estabelecimento das demarcações em todo o país e afirmou que existe uma "atuação cosmética da Funai" na região. "Mesmo aquilo que só depende dela [a Funai], e não há qualquer impedimento judicial, está estacionado nos escaninhos da burocracia", disse.

O MPF espera a demarcação das reservas indígenas em torno das seis bacias hidrográficas da região. A delimitação das terras indígenas e a extensão das áreas dependem de estudos antropológicos a cargo da Funai.

Ainda conforme a Agência Brasil, a delimitação de novas reservas indígenas na região encabeça a pauta de reivindicações de 130 etnias que se reuniram em Brasília durante a semana no Acampamento Terra Livre, na Esplanada dos Ministérios.

"Reivindicamos do governo Lula o cumprimento do mandato constitucional de demarcar todas as terras indígenas do Brasil, mas de forma urgentíssima dos nossos irmãos Guarani Kaiowá, em Mato Grosso do Sul, submetidos há décadas a um processo vil e criminoso de marginalização, etnocídio e genocídio, nas mãos de latifundiários e distintos entes do Estado brasileiro, seja por ação ou omissão", diz a nota.

A falta de demarcação é apontada pelos índios como a causa que leva ao "confinamento" e "extermínio" dos Guarani Kaiowá.

Nos siga no Google Notícias