ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

MPF questiona compra de terras por estrangeiros em MS

Redação | 29/03/2010 10:14

O MPF (Ministério Público Federal) está pedindo explicações ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) sobre a compra de terras por estrangeiros no Brasil.

A atividade está ocorrendo sem controle das autoridades, o que levou o Ministério Público a cobrar o cumprimento de normas legais que determinam a fiscalização dessas transações.

No fim do ano passado, ao tentar fazer um levantamento dos negócios de terras com estrangeiros, os procuradores ficaram surpresos com a falta de informações sobre o assunto.

Os precários dados obtidos por eles, porém, já foram suficientes para mostrar que o capital estrangeiro está sendo despejado em regiões onde o agronegócio é mais vigoroso e dedicado à produção de grãos e cana-de-açúcar.

O Estado que mais recebe compradores internacionais é Mato Grosso, seguido por São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Para melhorar o sistema de informações, os procuradores solicitaram à Corregedoria Nacional de Justiça que faça um alerta aos cartórios de imóveis sobre a necessidade de registro especial para negócios de terras com estrangeiros.

Mesmo com a existência da Lei, nem todos os tabeliães e registradores realizam esse procedimento, aponta reportagem de hoje do jornal O Estado de S.Paulo.

Parte deles também ignora a determinação de se enviar relatórios trimestrais ao Incra sobre o montante de terras que passam para as mãos de controladores estrangeiros.

A procuradoria defende o controle da venda de terras a estrangeiros com argumentos em defesa da soberania e dos interesses nacionais.

Em documentos encaminhados aos órgãos competentes, o Ministério Público chega a manifestar preocupação com a formação de enclaves territoriais controlados do exterior.

A expressão textual é: "Entidades políticas independentes no seio do território nacional, como ocorre em outros países, criando dificuldades políticas".

Os negócios envolvendo estrangeiros hoje são feitos sobretudo por pessoas jurídicas: empresas baseadas no Brasil, mas com capital majoritário proveniente do exterior.

Do total de 572 milhões de hectares de terras oficialmente cadastradas no Incra, cerca de 4 milhões aparecem nas mãos de pessoas físicas estrangeiras - o que representa 0,71% do total.

Ninguém sabe ao certo para quanto subiria o número se a ele fossem acrescidas as áreas compradas por empresas de capital estrangeiro. Extraoficialmente, técnicos do Incra comentam que seria três vezes maior.

Mesmo precário e reunindo apenas informações de pessoas físicas, o relatório ao qual a resportagem teve acesso contém dados interessantes.

A maioria dos compradores é português, mas também há japoneses e italianos.

Nos siga no Google Notícias