ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

MS, 40 graus: em seis cidades, temperatura atingiu essa marca

Nícholas Vasconcelos | 30/10/2012 14:57
Em Campo Grande, céu claro e temperatura de 37 graus nesta terça-feira. (Foto: Adriel Mattos)
Em Campo Grande, céu claro e temperatura de 37 graus nesta terça-feira. (Foto: Adriel Mattos)

Seis cidades de Mato Grosso do Sul registraram temperaturas a partir de 40°C nesta terça-feira (30), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Corumbá registrou a temperatura mais alta do Estado, 42,8°C às 13h.
A segunda temperatura mais alta foi no Leste, onde Três Lagoas registrou 40,3°C.

Em Porto Murtinho chegou a 40,7°C, seguida por Cassilândia com 40,4°C, Rio Brilhante onde a máxima foi de 40,2°C e em Coxim, os termômetros atingiram 40°C. Até mesmo no Sul do Estado, acostumado com temperaturas mais amenas o calor é forte nesta terça-feira. Em Juti, a população enfrentou 39°C no início da tarde.

Na Capital, a temperatura máxima foi de 37°C. O esperado é que se registrem 38°C ainda hoje, por volta das 16h.
De acordo com o Inmet, um das explicações para o forte calor está bem distante de MS. Este ano, as águas do oceano Atlântico Norte estão mais quentes e influenciaram na diminuição das chuvas.

O serviço de meteorologia explicou que o período entre o fim de outubro e o começo de novembro costuma ter temperaturas altas, mas que são aliviadas pelas chuvas no meio tarde. Com a água do oceano mais quente, não chove e essa umidade não consegue se aproximar das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil e trazer as chuvas que poderiam amenizar as temperaturas.

Com o enfraquecimento dos ventos acima dos 5 mil metros, as frentes frias não conseguem avançar. Esse ar mais quente cria uma espécie de “tampão” que impede a vinda da chuva em grande quantidade.

Ainda de acordo com o Inmet, as temperaturas devem sofrer uma leve diminuição amanhã e há até a possibilidade de pancadas de chuva.

Nos siga no Google Notícias