ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

MS completa 31 anos sem grandes festas, mas com desafios

Redação | 11/10/2008 08:39

Mato Grosso do Sul celebra neste sábado 31 anos de emancipação político-administrativa, enfrentando grandes desafios, como a esperada industrialização e o problema da demarcação de terras indígenas.

O decreto de criação do Estado é de 11 de outubro de 1977, assinado pelo então presidente general Ernesto Geisel, por meio da Lei Complementar nº 31. Mas neste sábado a data passa quase que desapercebida, sem grandes eventos.

Os projetos em andamento são grandes e considerados decisivos, como a instalação da indústria de papel e celulose em Três Lagoas e de pelo menos 40 usinas de açúcar e álcool.

O Estado segue a linha de um bom momento vivido em todo o País, consegue se destacar na geração de empregos, principalmente em Campo Grande, mas nesse quesito ainda registra dados socialmente vergonhosos como a exploração de mão de obra em condições quase de escravidão nas usinas.

No desafio de crescer bem, inclusive socialmente, o Estado também terá de superar os problemas envolvendo os índios. Violência, alcoolismo, suicídios, fome e mortalidade infantil são algumas das pendências históricas a serem equacionadas que agora ganhamnovamente as manchetes em um impasse que envolve Funai e fazendeiros de 26 municípios da região sul, além de Miranda e Aquidauana.

O maior processo de demarcação de terras já anunciado para Mato Grosso do Sul poderia garantir a ampliação de aldeias há décadas pleiteada pelos índios, mas o levante foi maior por parte dos produtores rurais, dando origem a uma disputa judicial também sem precedentes, se transformando em uma das principais questões a ser resolvida atualmente.

Fragilidades - A economia de Mato Grosso do Sul está baseada na produção rural, extração mineral, prestação de serviços e, timidamente, no turismo.

O propagado destaque como dono de um dos maiores rebanhos bovinos do País, também evidencia a fragilidade diante de crises recentes, como da aftosa e estiagem.

Outra aposta constantemente defendida é a localização geográfica estratégica, que permite ao Estado exercer o papel de centro de redistribuição de produtos oriundos dos grandes centros consumidores para o restante da região Centro-Oeste e a região Norte do Brasil.

Segundo dados do Governo, do total de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) arrecadado pelo Estado, 52,7% provêm do comércio, 23,7% da agropecuária, 17,2% de serviços e o restante vem da indústria. Cerca de 44,77% dos habitantes compõe a população economicamente ativa.

História - Desde o início deste século, a região sul de Mato Grosso aspirava tornar-se um Estado independente, idéia rejeitada pelo norte, que temia o esvaziamento econômico.

Em 11 de outubro de 1977, foi aprovada lei que desmembrou a parte sul de Mato Grosso, transformando-a em Estado em 1º de janeiro de 1979.

A nova unidade federativa, criada em 1979, foi governada por um interventor nomeado pelo Presidente da República até o ano de 1982, quando teve lugar a primeira eleição realizada para Governador do Estado.

Comemorações - Em Campo Grande, até as 17h deste sábado, acontece na Praça Ary Coelho um dia de recreação. Amanhã, os cantores Guilherme Rondon e Jorge Vercillo apresentam suas músicas em show no Parque das Nações Indígenas, dentro do projeto MS Canta Brasil.

A obra Madama Butterfly será apresentada pela Cia. Dell

Nos siga no Google Notícias