A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 23 de Setembro de 2018

18/04/2018 14:45

MS é o estado onde mais pessoas se ocupam com tarefas domésticas

Porcentagem de homens que fazem os trabalhos de casa aumentou mais que a de mulheres, mas elas ainda dedicam mais tempo com os cuidados no lar

Anahi Zurutuza
Mulher lavando louça; elas dedicam em média 20,9 horas por semana com as tarefas de casa, segundo a Pnad (Foto: Graziella Almeida/Arquivo)Mulher lavando louça; elas dedicam em média 20,9 horas por semana com as tarefas de casa, segundo a Pnad (Foto: Graziella Almeida/Arquivo)
Alan Dias de Souza, que em 2015 foi personagem de matéria do Lado B por ter trocado a profissão de pedreiro pela de empregado doméstico (Foto: Vanessa Tamires/Arquivo)Alan Dias de Souza, que em 2015 foi personagem de matéria do Lado B por ter trocado a profissão de pedreiro pela de empregado doméstico (Foto: Vanessa Tamires/Arquivo)

Mato Grosso do Sul é a unidade da federação com o maior percentual de pessoas que se dedicam aos afazeres domésticos – 89,9% da população com 14 anos ou mais, o que corresponde a cerca de 1,9 milhão de pessoas. É o que aponta a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada nesta quarta-feira (18) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Entre 2016 e 2017, a porcentagem de pessoas que fazem os trabalhos de casa aumentou 3,5% em Mato Grosso do Sul – de 86,4% para 89,9%.

O percentual de homens que se ocupam com os cuidados do lar cresceu mais que o de mulheres – 5,6% contra 1,6%. No ano retrasado, 79,2% dos homens haviam declarado que se dedicavam aos afazeres domésticos, enquanto no passado, foram 84,9%.

Em compensação, existe uma grande diferença na comparação entre homens e mulheres, uma vez que 94,5% delas se ocupam com trabalhos de casa.

Elas ainda dedicam mais tempo às atividades do lar, uma média de 20,9 horas por semana, quando eles gastam apenas 10,8 horas, conforme o levantamento nacional da Pnad Contínua. 

Preparar ou servir alimentos, arrumar a mesa ou lavar a louça é a tarefa doméstica que mais pessoas ficam responsáveis em Mato Grosso do Sul – 81,2% do total de entrevistados. A atividade com menor percentual – 48,6% – é a de fazer pequenos reparos.

Confira mais detalhes nas tabelas:

MS é o estado onde mais pessoas se ocupam com tarefas domésticas
MS é o estado onde mais pessoas se ocupam com tarefas domésticas


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions